PF diz que suspeito apontou local de corpos e de barco de Bruno e Dom

Os irmãos Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, e Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos, foram presos durante investigações

PF diz que suspeito apontou local de corpos e de barco de Bruno e Dom | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Alexandre Fontes, confirmou na noite desta quarta-feira (15), em uma entrevista à imprensa, que Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", confessou envolvimento no assassinato do indigenista Bruno e do jornalista inglês Dom Phillips.

Os remanescentes humanos encontrados enterrados no local indicado por Amarildo serão encaminhados para perícia em Brasília. Confirmadas as identificações, serão entregues às respectivas famílias das vítimas.

Além de Amarildo, também está preso um irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos", mas, segundo a PF, ele não confessou envolvimento no caso. A participação no crime de uma terceira pessoa, citada por Amarildo, está sendo investigada.

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips — Twitter/Getty Images

Em relação à motivação do crime, o superintendente da PF disse que as investigações seguem em sigilo e que ainda não é possível apontar o motivo. Sobre a causa da morte, afirmou que tudo indica que foi um disparo de arma de fogo, mas que apenas a perícia poderá dar certeza. Ele não descartou que novas prisões sejam feitas. 

Reconstituição

Ainda segundo a PF, Amarildo fez a confissão na noite de terça, quando narrou em detalhes o crime. Durante o dia desta quarta, ele foi levado até onde o local onde enterrou os corpos e afundou a embarcação que era usada pelos dois.

O restos mortais foram achados cerca de 3,1 km de distância de onde itens pessoais do indigenista e do jornalista, como cartão de saúde e notebook, haviam sido encontrados dias atrás.

Amarildo da Costa de Oliveira, o "Pelado" (Reprodução/Globo / Captura de tela)

"Não teríamos condições de chegar ao local de maneira rápida sem a confissão", afirmou o superintendente.

A Polícia Federal fez uma reconstituição do crime, no local do crime e onde afundou a embarcação de Bruno e Dom. A ação de reconstituição foi autorizada pela Justiça. 

Objetos e embarcação encontrados

No domingo (12), a PF também informou que foram encontrados um cartão de saúde com nome de Bruno Pereira e outros itens dele e de Dom Phillips, como uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas.

Os itens também deverão passam por perícia, em Manaus.

No dia anterior, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou ter encontrado uma nova embarcação em área de busca pelos desaparecidos.

Objetos encontrados são de Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira Foto: Divulgação 

De acordo com o procurador jurídico da Univaja, Eliésio Marubo, a embarcação pode pertencer a Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", que está preso e é investigado por suspeita de envolvimento no desaparecimento de Dom e Bruno.

Uma nota divulgada pela Univaja, nesse domingo (12), também diz que a informação sobre a propriedade da embarcação ainda precisa ser confirmada pelos responsáveis pelas investigações.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES