PF reabre inquérito que investiga facada em Bolsonaro

Os filhos e apoiadores do presidente Bolsonaro sempre perguntaram nas redes sociais quem seriam os possíveis mandantes do ataque.

Adélio Bispo | Divulgação/Assessoria de Comunicação Organizacional do 2° BPM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O inquérito que apura a facada dada ao Presidente Jair Bolsonaro em 2018 por Adélio Bispo foi reaberto pela Polícia Federal. O órgão investiga se houve participação de terceiros no ataque.

Após a facada, a 3ª Vara de Juiz de Fora (MG), cidade onde ocorreu o fato, autorizou a quebra do sigilo bancário de Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que defendia Adélio na época. Autorizou também a apreensão do telefone, de livros-caixa, recibos e comprovantes de pagamento de honorários do advogado.

Logo em seguida, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) proibiu a quebra de sigilo e o acesso aos dados de Zanone. No começo deste mês, o Tribunal voltou atrás e permitiu a análise dos dados.

PF reabre inquérito que investiga Adélio Bispo (Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação Organizacional do 2° BPM )

Os filhos e apoiadores do presidente Bolsonaro sempre perguntaram nas redes sociais quem seriam os possíveis mandantes do ataque. O 1º inquérito sobre o caso foi concluído em setembro de 2018 e considerou que Adélio agiu sozinho no momento e que a motivação teria sido “indubitavelmente política”.

Investigação

Em maio de 2020, a Polícia Federal concluiu seu 2º inquérito sobre a facada. Segundo o órgão, Adélio agiu sozinho, por iniciativa própria, sem mandantes e ajuda de terceiros.

A PF não comprovou a participação de partidos políticos, facções criminosas, grupos terroristas ou mesmo paramilitares em qualquer das fases do crime.

O advogado Frederick Wassef, que representa Bolsonaro, afirmou no começo de novembro ter provas de que a facada foi financiada pela esquerda e que Adélio Bispo “não é louco” –ele foi considerado inimputável pela Justiça.

Segundo Wassef, foi encomendada a morte do presidente da República e que Adélio é um assassino profissional cooptado para assassinar o presidente Jair Bolsonaro. "Adélio Bispo agiu sozinho, não é louco e existem fortes indícios de que a esquerda brasileira encomendou a morte do presidente Jair Bolsonaro”, disse o advogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES