PM que agrediu e matou esposa confirma a juíza que agora é 'viúvo'

O policial militar, ao não expressar quaisquer queixas durante sua detenção, levou a magistrada a seguir a recomendação do Ministério Público (MP)

PM Thiago Cesar de Lima durante depoimento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagens do depoimento do policial militar Thiago Cesar de Lima, preso por agredir e matar a tiros a esposa, Erika Satelis Ferreira, foram divulgadas recentemente. Na ocasião, ele foi ouvido pela Justiça de São Paulo em uma audiência de custódia. A juíza Marcela Dias de Abreu Pinto Coelho, responsável por ouvir o depoimento do acusado, avaliou se ele sofreu alguma agressão quando detido pela PM. 

O policial militar, ao não expressar quaisquer queixas durante sua detenção, levou a magistrada a seguir a recomendação do Ministério Público (MP). Em consequência, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva, possibilitando sua detenção por tempo indeterminado ou até que ocorra seu eventual julgamento por feminicídio. Atualmente, o soldado encontra-se no Presídio Militar Romão Gomes, localizado na Zona Norte.

A audiência judicial, registrada em uma gravação com duração um pouco superior a 3 minutos, incluiu o depoimento de Thiago perante a juíza, a promotora Fabiola Aparecida Cezarini e sua defesa, representada pelo advogado Hamilton Vale da Silva.

Leia Mais

Em um dos questionamentos feito pela magistrada, Thiago precisou responder  sobre seu estado civil, se era "solteiro ou casado". O soldado respondeu afirmativamente, declarando ser "casado". Em seguida, a juíza indagou se ele era viúvo,  e ele confirmou a situação.

Em outro momento da audiência, a juíza Marcela quis esclarecer se o soldado da PM estava enfrentando algum processo criminal, e ele confirmou que sim, na esfera da Justiça Militar, relacionado à acusação de "abuso de autoridade". Segundo Thiago, durante uma abordagem policial, outro policial agrediu um rapaz, e por estar presente, também foi acusado.

Thiago também confirmou que uma de suas ex-esposas obteve uma medida protetiva concedida pela Justiça contra ele. Esta ex-esposa é mãe de um de seus dois filhos, um menino de 9 anos, que reside com ela. Thiago ficou proibido de se aproximar a menos de 100 metros da mulher.

Durante a audiência, a promotora Fabiola destacou que Thiago foi acusado pela ex-esposa de agressão, ameaças e estupro, crimes alegadamente cometidos em maio de 2022, em Franco da Rocha, região metropolitana. O G1 apurou que essas acusações foram registradas pela vítima, resultando em um boletim de ocorrência. Entretanto, em março de 2023, o caso foi arquivado e extinto pela Justiça.

Com base na representação do Ministério Público, a promotora considerou que o histórico do caso anterior envolvendo a ex-mulher, juntamente com a nova acusação de assassinato contra a atual esposa, justifica a decisão de manter Thiago sob custódia.

"Trata-se de crime gravíssimo, com grande repercussão social", disse a promotora Fabiola. "Razão pela qual entendo que se faz necessária a decretação de sua prisão preventiva para garantia da ordem pública, evitando-se, assim, que volte a cometer crimes em contexto de violência doméstica".

O advogado Hamilton Vale da Silva, responsável pela defesa do soldado, expressou discordância em relação ao Ministério Público (MP) e solicitou à magistrada que não determinasse a prisão preventiva de seu cliente. Ele argumentou que, "em virtude da ordem pública, o acusado não se caracteriza como um criminoso habitual".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES