Polícia Federal prende homem suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

Segundo informações divulgadas pela própria PF, o suspeito seria um morador da região e teria se perdido a caminho de casa

Polícia Federal prende homem suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal prendeu um motorista suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, na madrugada deste sábado (24). O veículo utilizado na tentativa foi um Ford Focus, que também foi apreendido. O caso está sendo investigação da PF.

Segundo informações divulgadas pela própria PF, o suspeito seria um morador da região e teria se perdido a caminho de casa. Ele será interrogado para fornecer mais detalhes sobre o ocorrido.

O carro teria desrespeitado o bloqueio, embora não tenha conseguido se aproximar do palácio, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifício. O indivíduo então fugiu do local no próprio veículo usado na tentativa de invasão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Silva estavam na residência no momento do incidente, mas permaneceram em segurança.

Carro usado durante a tentativa de invasão (Foto: Reprodução)

Sem fornecer detalhes específicos sobre o acontecimento, a PF declarou em nota que está aguardando informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável pelos bloqueios e abordagens nas proximidades dos prédios e residências oficiais do presidente e vice-presidente.

De acordo com o GSI, houve uma tentativa de furar o bloqueio na via que dá acesso aos palácios Jaburu — residência do vice-presidente Geraldo Alckmin — e Alvorada.

Anteriormente, em 10 de junho de 2003, o mecânico de veículos Carlos Xavier Filho, 39 anos, também tentou invadir o Palácio da Alvorada. Ele investiu contra o portão de ferro da entrada da residência oficial com um Fiat Uno, sendo impedido pelo dispositivo de segurança que furou os pneus do carro. Apesar disso, ele continuou e bateu no portão, sendo preso. Em sua defesa, alegou que tentava agendar uma audiência com o presidente Lula.

Em outra ocorrência, no dia 18 de janeiro de 2011, um homem tentou invadir a residência oficial com um automóvel, sendo detido e levado para a delegacia.

Além disso, em 28 de junho de 2011, um adolescente tentou invadir o mesmo prédio durante a noite. Ele acelerou o carro em direção ao bloqueio de segurança, ultrapassando a grade de proteção. Disparos de advertência foram efetuados, e o veículo só parou dentro do palácio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES