Polícia Federal prende mais um envolvido nas mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira

A informação foi confirmada no início da noite desta quinta-feira(18), pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos em junho de 2022 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (18) mais um envolvido no homicídio contra o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, ocorrido em 2022, na Amazônia. A informação foi confirmada no início da noite desta quinta-feira(18), pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

"Foi preso pela Polícia Federal mais um envolvido na organização criminosa que perpetrou os homicídios contra Bruno Pereira e Dom Phillips", disse ele em seu perfil no X (antigo Twitter). 

O alvo da PF foi Jânio Freitas de Souza. Ele é considerado braço-direito de Ruben Dário da Silva Villar, conhecido como "Colômbia". Jânio foi preso em Tabatinga, no Amazonas. De acordo com a Polícia Federal, ele será indiciado pelo duplo homicídio e por ocultação de cadáveres.

Segundo a PF, com a prisão de Jânio, todos os investigados no caso ligados à execução dos assassinato já foram presos e, nos próximos dias, serão transferidos para presídio federal.

SOBRE O CRIME

Phillips, de 57 anos, e Bruno, de 41 anos, desapareceram em 5 de junho de 2022, após uma curta viagem de barco pelo rio Itacoaí. Pereira acompanhava Phillips em uma reportagem para um livro sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia, mas o barco não chegou ao destino planejado, Atalaia do Norte. A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) comunicou o desaparecimento às autoridades e à imprensa. Lideranças indígenas se uniram às autoridades para realizar as buscas.

Os exames médico-legais realizados pelos peritos da Polícia Federal (PF) revelaram que a morte de Dom Phillips foi causada por disparo de arma de fogo na região toracoabdominal, com munição comumente usada em caça. Foram identificados múltiplos projéteis de arma de fogo, que causaram lesões no abdômen e no tórax. Phillips foi atingido por um único tiro.

Já a morte de Bruno Pereira foi resultado de disparos de arma de fogo na região toracoabdominal, craniana e facial, também com munição típica de caça. Os peritos identificaram dois tiros no tórax/abdômen e um tiro na face/crânio de Bruno.

Segundo a Polícia Federal, Ruben Dario da Silva Villar, o Colombia, foi o mandante dos crimes. Ele é suspeito de liderar uma organização criminosa de pesca ilegal na região da Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com Peru e Colombia. Os executores foram Amarildo Oliveira, o Pelado; seu irmão Oseney de Oliveira, o Dos Santos; e Jefferson da Silva Lima, o Pelado da Dinha, conforme denúncia do MPF (Ministério Público Federal). Uma quarta pessoa participou de forma mais direta do crime, segundo a PF.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES