Radar da Força Aérea mostra “minicidade” erguida pelo garimpo ilegal

Imagens mostram movimentação de aviões e estragos causados na vegetação. Duas pessoas foram presas numa pista de voo clandestina

FAB encontrou pistas clandestinas do garimpo na Terra Yanomami | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem utilizado seus radares para identificar pequenas cidades erguidas por garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, na Amazônia. Com base nessas informações, a FAB repassa os dados para as autoridades responsáveis, como a Polícia Federal, o Ibama e a Polícia Rodoviária Federal, para atuarem em conjunto e expulsem os invasores dessas áreas.

Recentemente, uma operação conjunta realizada por essas autoridades resultou na prisão do piloto João Gabriel Floriano Cardoso e do copiloto Hércules Freitas, que estavam em uma pista ilegal de garimpo. Durante a abordagem, o piloto destruiu o celular, mas ambos foram detidos e seus aparelhos apreendidos. A aeronave utilizada por eles foi incendiada.

Na audiência de custódia, a dupla foi liberada com o uso de tornozeleiras eletrônicas. Cabe ressaltar que João Gabriel já havia sido o piloto de uma aeronave que caiu no rio de uma praia em Boa Vista há 12 dias, mas não houve feridos no acidente.

Até o momento, a Operação Yanomami já destruiu mais de 200 acampamentos ilegais na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES