Secretário fala sobre apelido: “Se for para o bem, Chico blitz tá na área”

Dados da Secretaria de Segurança apontam que as blitzen têm trazido resultados positivos, como a redução do número de lesão culposa corporal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, disse em entrevista à Rede Meio Norte que não se importa com o apelido que lhe deram de ‘Chico Blitz’, devido as blitzen que são realizadas diariamente, de segunda-feira a domingo, pelas forças de segurança do Piauí. 

Dados da Secretaria de Segurança apontam que as blitzen têm trazido resultados positivos, como a redução do número de lesão culposa corporal. 

“Eu acho é bom, a minha filha que tem 7 anos, inocente, disse ‘pai o pessoal gosta muito de você, fizeram até você desenhado de ursinho pooh na blitz’. Então é isso, se for para o bem, para salvar vidas, 'Chico Blitz' está na área”, disse. 

Conforme relatório provisório de ocorrências de trânsito em Teresina, feito pela Polícia Civil, no primeiro bimestre, foram registrados apenas cinco homicídios culposos no trânsito. No mesmo período de 2022, foram registrados sete. “A primeira causa de morte entre jovens no Brasil é o trânsito, o que me deixa feliz são os números, caiu vertiginosamente as mortes por trânsito em Teresina  por conta das blitzen. A gente tem amigos que estudaram no colégio e hoje são ortopedistas, eles mandam mensagens: ‘Chico Lucas hoje teve blitz e teve diminuição no número de fraturas expostas’. E por que isso acontece? Porque as pessoas deixam de se acidentar, deixam de beber”, disse. 

Ainda de acordo com o secretário de segurança, serão lançados 20 bafômetros novos para dobrar os números de blitzen em Teresina e no interior. “Nós vamos lançar 20 bafômetros novos, daqueles que você não precisa nem assoprar, só falar perto já identifica, nós vamos fiscalizar muito a alcoolemia. A embriaguez no volante vai ser combatida. As quatro principais causas de morte no Piauí são: a primeira é AVC, isso não tem prevenção; câncer é a segunda, a terceira é trânsito, e a quarta é morte violenta. Quando você faz uma segmentação para o público jovem entre 18 e 30 anos a primeira é trânsito e a segunda é morte violenta, as duas são de responsabilidade do Estado, da segurança pública. Então nós temos que diminuir o número de mortes de jovens, as blitzen vão ser interiorizadas, vão ser intensificadas  porque elas tanto evitam mortes prematuras no trânsito, como inibem a criminalidade. A gente não pode normalizar o trânsito violento, uma pessoa que mata outra no trânsito é a mesma coisa que mata assaltando, a gente não quer que ninguém morra de maneira prematura, a gente quer que as pessoas vivam”, pontuou. 

FISCALIZAÇÃO NAS BLITZEN

Ainda segundo Chico Lucas, a ordem da Secretaria de Segurança é apreender toda motocicleta com kadron. “A moto não vem com o silenciador para trazer paz? Aí o cara vai na oficina pega uma moto original, tira e põe o kadron. O cara desse quer respeitar? a ordem nossa é para apreender toda moto com kadron, o kadron é proibido, ele só serve para perturbar o sossego dos outros. Esse negócio de grau a PM não vai alisar não, a gente está sempre fazendo as operações. São jovens eles tem que se manifestar a gente quer que os jovens se manifestem de maneira que façam esporte, vão para festa, agora sem desrespeitar as regras de trânsito e o cidadão”, declarou.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES