THE: Juíza determina soltura de suspeitos de morte pelo “tribunal do crime”

O crime teve como vítima Robert dos Santos Mendes, de 18 anos, que foi filmado pelos autores momentos antes de ser assassinado a tiros.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, determinou a soltura de três suspeitos pela execução registrada no dia 8 de março do ano passado no bairro São Pedro, na zona Sul da capital. O crime teve como vítima Robert dos Santos Mendes, de 18 anos, que foi filmado pelos autores momentos antes de ser assassinado a tiros.

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça de 18 de maio. O Ministério Público do Piauí atribuiu aos suspeitos Renato Patrick Costa Oliveira, Emanuel Kennedy Miranda dos Santos e Francisco Ronald Alves dos Santos, suspeitos a autoria dos seguintes crimes no caso: a) homicídio duplamente qualificado; b) Integrar organização criminosa majorada pelo emprego de arma de fogo e participação de adolescente; c) Tortura Majorada pelo sequestro.

THE: Juíza determina soltura de suspeitos de morte pelo “tribunal do crime” (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Os suspeitos gravaram a vítima momentos antes da execução em um suposto "Tribunal do crime". O vídeo circulou nas redes sociais e mostrava o momento em que ele é pego pelos criminosos, que citam o envolvimento do jovem com uma gangue rival. Francisco Ronald foi o 6° preso por suspeita de participação no crime, no dia 5 de maio. 

No entanto, na decisão, a magistrada destacou que não existem indícios suficientes da autoria atribuída aos acusados quanto ao homicídio, nem convencimento quanto à materialidade e indícios suficientes de autoria aos demais crimes atribuídos, o que desautoriza o prosseguimento da acusação feita contra os mesmos. 

“Isto posto e considerando o mais que dos autos consta e com base no art. 414, do Código de Processo Penal IMPRONUNCIO os acusados RENATO PATRIK COSTA OLIVEIRA, EMANUEL KENNEDY MIRANDA DOS SANTOS e FRANCISCO RONALDO ALVES DOS SANTOS das imputações que lhes foram feitas. Impronunciados os acusados, afastados se encontram os motivos que autorizaram a decretação de suas prisões, razão, porque, com base no art. 316 do Código de Processo Penal, revogo as prisões dos acusados RENATO PATRIK COSTA OLIVEIRA, EMANUEL KENNEDY MIRANDA DOS SANTOS e FRANCISCO RONALDO ALVES DOS SANTOS e determino que em favor dos mesmos, sejam expedidos os respectivos alvarás de soltura”, diz a decisão. 

Além disso, a juíza reitera que no que diz respeito à autoria do referido homicídio, ‘das provas colhidas sob o crivo do contraditório, não se extraem indícios suficientes que apontem para os acusados a respectiva autoria’. “Acrescente-se que os três acusados negam a autoria/participação no cometimento do referido homicídio e as testemunhas e informantes ouvidas sob o crivo do contraditório, nada souberam esclarecer quanto à autoria do citado delito”, pontua. 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES