8/1: Torres joga culpa na PM e diz ter viajado 'extremamente tranquilo'

O ex-ministro alegou que o vandalismo só teria atingido aquele nível de destruição caso 'caísse uma bomba'

Anderson Torres - ex-ministro da Justiça | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (08), em seu depoimento à CPI dos Atos Golpistas, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres afirmou que o planejamento de segurança para a depredação do dia 8 de janeiro não sinalizava qualquer risco de ruptura ou eventos de terrorismo como os ocorridos naquela data. Ele alegou que, de acordo com os planos de monitoramento, o vandalismo só teria atingido aquele nível de destruição caso "caísse uma bomba".

Na época, Torres ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do governo do Distrito Federal, e antes dos eventos que resultaram em depredações nas sedes dos Três Poderes, ele havia viajado para fora do país. Ele explicou que quando partiu, a situação dos acampamentos estava calma, e não havia informações de inteligência sobre possíveis incidentes.

Leia Mais

"Naquela sexta-feira, os acampamentos estavam praticamente desmontados, ele [General Dutra] precisava da secretaria de Desenvolvimento Social para tirar os vulneráveis, os moradores de rua, antes de fazer o desmonte final do acampamento. Essa foi a imagem que eu viajei com ela na cabeça, de pouquíssimas pessoas naquela sexta-feira, dia 6, nos acampamentos, eu jamais ia imaginar que aquilo ia acontecer, que aquilo ia virar de novo e se tornar o 8 de janeiro. Quando eu viajei não havia informação de inteligência”, afirmou.

O ex-ministro também enfatizou que, se a Praça dos Três Poderes tivesse sido efetivamente isolada, os ataques antidemocráticos não teriam ocorrido. Ele destacou que o Plano de Ações Integradas que deixou assinado foi uma medida preventiva para garantir a segurança no local.

"Eu viajei extremamente tranquilo por esses dois fatores. Primeiro, as imagens do acampamento daquele dia e, segundo, o PAI [Plano de Ações Integradas] que ficou assinado com as determinações para as instituições e órgãos e agências trabalharem no dia do 8 de janeiro", admitiu. 

Uso de tornozeleira eletrônica

Durante o depoimento, Torres estava com tornozeleira eletrônica, uma das medidas cautelares determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após sua soltura em maio. Torres é investigado pelo STF por suposta omissão na montagem do esquema de segurança durante os atos de vandalismo.

O ex-ministro também foi questionado pelos parlamentares sobre um documento encontrado pela Polícia Federal (PF) em sua residência, conhecido como "minuta do golpe", que propunha a decretação de estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar o resultado das eleições presidenciais de 2022. Ele alegou que o documento era “fantasioso” e “aberração” sem “validade jurídica”.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES