Exclusivo À revelia de Camilo, bancada da bala resgata modelo de ensino de Bolsonaro

Deputado federal Capitão Alberto Neto apresenta proposta para implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Bolsonaro e Capitão Alberto Neto | REPRODUÇÃO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Capitão Alberto Neto, do PL do Amazonas, protocolou na Câmara Federal um projeto de lei que visa instituir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Essa iniciativa surge em contraste com a posição do ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), que indicou que esse tipo de unidade escolar não terá prioridade na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia Mais

O projeto proposto pelo Capitão Carlos Alberto assemelha-se ao modelo adotado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo o deputado uma das figuras proeminentes do bolsonarismo no estado do Amazonas. 

De acordo com o projeto, o Pecim será desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio do Ministério da Defesa e implementado em colaboração com os estados, municípios e o Distrito Federal. Serão realizadas ações voltadas para o incentivo e fortalecimento das Escolas Cívico-Militares (Ecim). O programa não substituirá outras políticas de melhoria da qualidade da educação, mas será complementar a elas.

O projeto define as Ecim como escolas públicas regulares estaduais, municipais ou distritais que aderirem ao Pecim. O programa buscará promover um modelo de gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação de militares reformados das Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Esses profissionais atuarão na promoção da disciplina e do civismo, além de realizar outras atividades extracurriculares, enquanto a gestão escolar e o ensino das disciplinas continuarão a cargo dos civis.

O deputado justifica a iniciativa destacando que, em 2019, o governo federal instituiu o Pecim por meio de decreto, na visão dele, permitindo a alocação de militares reformados em escolas para atuarem no fortalecimento da disciplina e do civismo

O projeto tramitará nas Comissões Técnicas da Casa Legislativa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES