Aborto é uma coisa que deve ser evitada, diz ministro Barroso

Barroso observou que a criminalização do aborto coloca o Brasil em uma posição desfavorável em comparação com diversos outros países

Ministro Roberto Barroso | Carlos Moura / STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministro Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), expressou sua opinião sobre o aborto e sua criminalização durante sua participação no evento Macroday promovido pela BTG, nesta segunda-feira, 6. Ele enfatizou que embora o aborto deva ser evitado, a criminalização desse procedimento não é uma política pública eficaz e destacou que tal medida não é adotada em nenhum país desenvolvido.

“O aborto é uma coisa que deve ser evitada, o papel do Estado é trabalhar para evitar que ele aconteça. O que nós estamos discutindo é se a gente acha se a mulher deve ou não ser presa por isso. O que a gente está discutindo é se deve criminalizar”, afirmou Barroso.

Barroso observou que a criminalização do aborto coloca o Brasil em uma posição desfavorável em comparação com diversos outros países, incluindo a Argentina e a Colômbia. Ele esclareceu que a questão em debate não é se o aborto deve ser evitado, mas sim se as mulheres devem ser sujeitas a prisão por recorrerem a essa prática.

O Ministro também mencionou o julgamento do tema no STF, afirmando que não pretende pautá-lo no plenário no momento, pois acredita que a discussão precisa amadurecer na sociedade. Ele ressaltou a importância de compreender o que está em análise no STF e desvincular essa discussão da ideia de que se trata apenas do procedimento em si.

A ação que está em tramitação na Corte foi protocolada pelo Psol e visa anular dois artigos do Código Penal que impõem penas de prisão para quem realiza o aborto até o terceiro mês de gestação. Segundo a legislação brasileira, o aborto é permitido apenas em casos de gravidez resultante de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto.

A relatora da ação, a ministra aposentada Rosa Webervotou a favor da descriminalização do aborto, argumentando que a criminalização não é a melhor abordagem em termos de política pública. Às vésperas de assumir a presidência do STF, Barroso solicitou destaque no julgamento e ficará responsável por incluir o tema na pauta.

O Ministro também abordou a questão do "ativismo judicial" no STF, afirmando que o tribunal não está alterando o que está previsto na Constituição, mas sim cumprindo uma obrigação constitucional. Ele negou a existência de uma crise entre os poderes Legislativo e Judiciário, e destacou que as discussões sobre o papel do Supremo que ocorrem no Senado são válidas e estão dentro das prerrogativas da casa legislativa.

Barroso encarou as divergências e discussões entre os poderes com naturalidade, afirmando que fazem parte do funcionamento democrático do país. Para ele, não há tensão entre os poderes, mas sim o cumprimento de seus respectivos papéis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES