'Acataremos qualquer nome que venha', diz Simone Tebet sobre troca no IBGE

Isso significa que a ministra está disposta a aceitar a indicação de um novo presidente para o IBGE, caso seja decidido pelo governo central.

'Acataremos qualquer nome que venha', diz Tebet sobre troca no IBGE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a declaração da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, nesta quinta-feira (27), ela acatará "qualquer nome que venha" do Palácio do Planalto quando questionada sobre uma possível troca no comando do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que a ministra está disposta a aceitar a indicação de um novo presidente para o IBGE, caso seja decidido pelo governo central.

Nos próximos dias, o governo tem planos de nomear o economista Marcio Pochmann para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.

O anúncio oficial da nomeação de Pochmann como presidente do IBGE foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, na quarta-feira (26). Com essa decisão, Marcio Pochmann estará encarregado de liderar o importante órgão responsável pela produção e divulgação de dados estatísticos relevantes para o país.

Em declaração à imprensa nesta quinta-feira, a ministra Tebet revelou que a possibilidade de uma troca no comando do IBGE estava em discussão há cerca de 15 dias. Ela afirmou que a mudança seria efetivada no momento adequado.

No entanto, a ministra esclareceu que, durante a recente reunião que teve com o ex-presidente Lula, não foi mencionado o nome da pessoa que assumiria a presidência do IBGE. Portanto, segundo ela, o ministro Paulo Pimenta "anunciou preliminarmente" que o governo escolheu Marcio Pochmann para o cargo, sem estar ciente dessa informação durante o anúncio.

"O ministro Pimenta, não sabendo que na reunião que tivemos com o presidente não havíamos citado o nome, anunciou preliminarmente. E já está colocado. O nome será oficializado no momento certo, depois da conversa que teremos na semana que vem com o presidente Lula. Acataremos qualquer nome que venha", afirmou Tebet.

A ministra também disse que marcará, "quando a agenda permitir", uma reunião com Pochmann, para conhecê-lo. "Agora, eu sei o nome dele [Pochmann], e terei o maior prazer de atender o pedido do presidente Lula", declarou Tebet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES