Agenda bilateral: Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda-feira

No Palácio do Planalto, eles tratarão dos principais temas da agenda bilateral e, em seguida, participam de um almoço no Palácio Itamaraty

Agenda bilateral: Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda-feira | Joedson Alves/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (26), a partir das 12h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe em visita oficial ao Brasil o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O encontro ocorrerá no Palácio do Planalto, onde serão discutidos os principais temas da agenda bilateral. Posteriormente, os líderes participarão de um almoço no Palácio Itamaraty às 13h30.

A Argentina, sendo um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, enfrenta uma nova e grave crise econômica, marcada pela desvalorização de sua moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação argentina atingiu a marca de 104% ao ano.

Lula tem se empenhado em articular iniciativas de auxílio aos países vizinhos, especialmente para evitar quedas nas exportações brasileiras. Desde janeiro, Lula e Fernández se encontraram em quatro ocasiões. Além da posse de Lula em janeiro, o presidente brasileiro realizou uma visita oficial à Argentina como sua primeira viagem internacional. Por sua vez, Fernández visitou Brasília em outras duas ocasiões - uma vez para se reunir diretamente com o presidente da República em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.

Enfrentando um enfraquecimento político e tendo rompido com a vice-presidente Cristina Kirchner, principal líder do peronismo e corrente política do governo atual, Alberto Fernández decidiu não concorrer à reeleição em abril. Após uma reviravolta, a base governista anunciou Sergio Massa, atual ministro da Economia, como pré-candidato. Massa é um aliado de Cristina.

A agenda do presidente Alberto Fernández no Brasil também prevê compromissos nesta segunda com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES