Alckmin põe condenado para gerir fundo com orçamento de R$ 2,5 bi

Defesa de José Bernardo Ortiz nega má-fé e enriquecimento ilícito

Geraldo Alckmin | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nomeou para o cargo de presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) o ex-prefeito de Taubaté José Bernardo Ortiz (PSDB), condenado judicialmente por ato de improbidade administrativa. Vinculada à Secretaria da Educação, a FDE dispõe de orçamento de R$ 2,5 bilhões, destinado à construção e reformas de escolas e projetos pedagógicos.

Ortiz, de 75 anos, é amigo de Alckmin, a quem dá apoio político no Vale do Paraíba, berço do governador, que é ex-prefeito da cidade de Pindamonhangaba. Ortiz carrega em seu currículo três mandatos de prefeito de Taubaté, que somam 14 anos de gestão, e pendências na Justiça. São dez ações em que figura como réu, oito delas com base na Lei 8.249/92 (Lei da Improbidade). Em três casos ele foi absolvido, mas o MP (Ministério Público) recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça). Em quatro ainda não há decisão de primeira instância.

Em uma ação Ortiz foi condenado. Ele é acusado de violação aos princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade ao contratar servidores sem concurso público. A demanda está sob análise do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A defesa de Ortiz não admite que tenha havido dolo ou má-fé em seus atos.

Mas a Justiça afirma que ele violou de modo grave a Constituição. Na semana passada, Alckmin chegou a indagá-lo sobre a existência de eventuais demandas judiciais. O filho do ex-prefeito, o advogado José Bernardo Ortiz Júnior, encaminhou relatório ao governador no qual assinala que Ortiz jamais foi condenado por enriquecimento ilícito ou prejuízo ao erário que pudesse implicar ressarcimento de dano e enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Na sexta-feira (21), o Diário Oficial publicou o decreto de Alckmin nomeando Ortiz.

Defesa

Em nota, a assessoria de imprensa do governador Geraldo Alckmin destacou que José Bernardo Ortiz "é um homem público reconhecidamente honesto".

- Sobre os processos em questão, todos eles ainda passíveis de recursos, é preciso ressaltar que foi explicitada, em mais de uma decisão, a inexistência de prejuízo ao erário público e de enriquecimento ilícito. Os serviços objeto do processo judicial foram efetiva e comprovadamente prestados.

O filho de Ortiz, advogado José Bernardo Ortiz Júnior, argumenta que as ações se referem ao mesmo fato: contratação de servidores por meio de processos seletivos por prazo determinado - medida amparada na lei orgânica do município (lei 01/90) que previa a admissão de servidor temporário pela CLT. Essa lei foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça em 2007, quando Ortiz já não ocupava mais a administração.

- O fato é que houve processo seletivo, não houve favorecimento. Ninguém foi contratado a dedo. A lei orgânica, enquanto estava em vigor, produziu efeitos. É certo que não houve dano ao erário porque o pessoal contratado efetivamente prestou serviços. Em todos os casos houve reconhecimento de ausência de prejuízo ao erário, de má-fé e de enriquecimento ilícito, o que por si só afasta a aplicação da [Lei da] Ficha Limpa. Não há que se falar em dolo e nem má-fé. O Tribunal de Contas do Estado aprovou as contratações.

Ortiz também foi superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) entre 1997 e 2000 (governo Covas) e presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado, de 2005 a 2008.

Perante o STJ, a defesa alega que a legislação exige comprovação da intenção do agente público em praticar atos de improbidade, mas também de danos aos cofres públicos e da obtenção de vantagens ilícitas. Para Ortiz Júnior, "há visíveis interesses políticos [contra seu pai] e por isso estão criando situação de constrangimento".

- Como é uma fundação importante e de grande visibilidade é evidente que muita gente quer atrapalhar e inventam coisas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES