Alepi entra na briga para fortalecer Piauí no litígio com o Ceará

A ação é uma reação aos últimos movimentos políticos que o Ceará tem feito na questão.

Alepi entra na briga para fortalecer Piauí no litígio com o Ceará | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o litígio territorial entre o Piauí e o Ceará foi tema de debate dos deputados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (20).  

Durante a sessão, o presidente Franzé Silva (PT) disse que a Casa vai imprimir o relatório da última audiência pública realizada sobre o assunto e enviar para o gabinete de todos os parlamentares piauienses na Alepi, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. 

“Nós tivemos um rico debate trazendo estudiosos, historiadores e todos os servidores envolvidos nesse debate na PGE (Procuradoria Geral do Estado). Nós temos um rico documento produzido por essa Assembleia Legislativa”, descreveu Franzé Silva. O objetivo do envio é que todos os representantes legislativos piauienses tenham informações de qualidade para defender a requisição do Piauí na ação que tramita no STF. 

A ação é uma reação aos últimos movimentos políticos que o Ceará tem feito na questão, consideradas contraditórias pelo presidente da Alepi, já que, a princípio, os representantes cearenses não demonstraram interesse na questão e sequer chegaram a contribuir financeiramente com as perícias solicitadas pelo STF

De acordo com o parlamentar, a demanda do Piauí tenta reparar os prejuízos financeiros que a invasão do Ceará a territórios piauienses causou ao Estado. Essas áreas foram apropriadas durante muitas décadas e exploradas pelo estado vizinho de forma prejudicial ao Piauí.

O debate foi levantado na sessão pelo deputado Dr. Gil Carlos (PT). Na noite desta segunda-feira ele vai participar de um debate sobre o litígio que acontece no auditório da OAB-PI. “Esse debate faz parte da estratégia de algumas instituições civis para dar notoriedade e mais ciência a toda a sociedade civil organizada do Piauí acerca da importância desse litígio”, explicou o parlamentar.

Ele lembrou que esse debate tem tido participação importante da Alepi desde o seu começo por meio da Comissão de Estudos Territoriais. Dr. Gil Carlos acrescentou que é um momento que exige muita atenção e mobilização da Casa porque o resultado do estudo que o Serviço Geográfico do Exército está fazendo na área deve ficar pronto no primeiro semestre de 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES