Alexandre de Moraes vota por condenar mais 29 réus pelos atos de 8 de janeiro

Até o momento, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente

Alexandre de Moraes vota por condenar mais 29 réus pelos atos de 8 de janeiro | Reprodução/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta data, 15 de dezembro, o Ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu seu voto favorável à condenação de 29 réus pelos eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Esses eventos envolveram a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

O julgamento das ações penais está em andamento no plenário virtualpermitindo que os ministros emitam seus votos remotamente. Este processo se estenderá até 5 de fevereiro, considerando o recesso judicial. Cada réu é julgado individualmente com base em denúncias específicas. Como relator, o Ministro Moraes propôs penas que variam de 14 a 17 anos de prisão. Os votos dos demais ministros ainda estão pendentes.

Todos os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.

Até o momento, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente. Ao todo, o Supremo já condenou, em julgamentos presenciais e virtuais, 30 pessoas por envolvimento com os atos antidemocráticos, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão. Todos foram condenados também a pagar em conjunto uma multa moral coletiva no valor de R$ 30 milhões. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES