PGR denuncia primeiro réu acusado de financiar atos golpistas do 8 de janeiro

Conforme a PGR, o indivíduo em questão, cuja identidade não foi divulgada, reside em Londrina, no Paraná

PGR denuncia primeiro réu acusado de financiar atos golpistas do 8 de janeiro | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (14), em Brasília, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o primeiro réu acusado de financiar os eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Conforme a PGR, o indivíduo em questão, cuja identidade não foi divulgada, reside em Londrina, no Paraná, e foi responsável por desembolsar R$ 59,2 mil para o fretamento de quatro ônibus, utilizados para transportar 108 pessoas até Brasília. Além disso, o denunciado é acusado de participar ativamente da organização e recrutamento dos envolvidos nos atos golpistas.

CRIMES

O subprocurador Carlos Frederico Santos afirmou que o acusado, por fornecer apoio material e moral ao grupo que invadiu e vandalizou as sedes dos Três Poderes em Brasília, deveria ser condenado por cinco crimes distintos: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração do patrimônio tombado. A acumulação das penas pode resultar em uma sentença de até 30 anos de prisão.

A denúncia ressalta ainda que mensagens recuperadas do celular do acusado indicam seu envolvimento na incitação à tomada do Congresso Nacional, além de garantir apoio financeiro para cobrir as despesas daqueles que viajaram para a capital federal. Desde os eventos golpistas de 8 de janeiro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já denunciou 1.413 investigados, incluindo 1.1 mil incitadores, 248 executores, oito agentes públicos e um financiador.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES