Aluísio Sampaio propõe regulamentação da venda de alimentos em Food Trucks

Vereador apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Teresina

Vereador Aluísio Sampaio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Projeto de lei que disciplina a comercialização de alimentos sobre rodas, em veículos automotores adaptados, os Food Trucks, foi apresentado na Câmara Municipal de Teresina pelo vereador Aluísio Sampaio (PP). 

A proposição tem como finalidade regulamentar a profissão, com o licenciamento em dias, utilização do veículo vistoriado e autorizado pelo órgão municipal competente, como também o profissional ter a outorga de permissão de uso nos locais públicos. O veículo utilizado para Food Trucks deverá estar devidamente licenciado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). 

“A comercialização de alimentos nos Food Trucks e/ou similares vem ganhando popularidade no Brasil. A criação de regras para comercialização dos alimentos irá incentivar esse tipo de negócio, tornar mais transparente as normas, ao mesmo tempo em que dá condições do município de fiscalizar a atividade”, disse Aluísio Sampaio.

Vereador Aluísio Sampaio defende regulamentação para venda de alimentos sobre rodas (Divulgação)

Requisitos

Segundo o projeto de lei, a cópia do alvará de funcionamento, bem como os documentos originais de licença sanitária, do meio ambiente e do corpo de bombeiros e telefones do PROCON deverão ser expostos publicamente no veículo e em local visível aos consumidores. Sampaio reforça outras determinadas que devem ser cumpridas pelos profissionais de empreendedores de Food Trucks.

“Os veículos deverão possuir abastecimento próprio de água potável compatível com o volume de comercialização realizada, fonte própria de geração de energia, reservatório para acumulação de águas servidas compatível com o volume de água utilizada, em bom estado de higiene e conservação. Não será permitido o uso de energia pública às expensas do município, além disso as instalações e os serviços relacionados às manipulações de alimentos devem dispor de equipamento e estrutura para a higiene das mãos dos manipuladores, dentre outras determinações”, conclui o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES