Análise da reforma tributária deve começar na Câmara nesta segunda-feira, 3

A reforma tributária foi apresentada pelo governo por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC)

Avalie a matéria:
Análise da reforma tributária deve começar na Câmara nesta segunda-feira, 3 | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (2), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), realizou uma reunião com líderes partidários, onde se comprometeu a colocar em votação a reforma tributária até sexta-feira (7). Visando cumprir esse prazo, a análise da matéria será iniciada em plenário já na segunda-feira (3).

O presidente da Câmara também tem a intenção de iniciar a votação do projeto de lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) ainda hoje. Até sexta-feira, Lira planeja que sejam votados também o arcabouço fiscal e a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos.  

A reforma tributária foi apresentada pelo governo por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o que requer pelo menos 4 sessões de análise na Câmara dos Deputados no primeiro turno e duas sessões no segundo turno. Em relação ao projeto de lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), é esperado que ele avance primeiro no Congresso Nacional, uma vez que teve sua urgência aprovada há duas semanas.

Lira também planeja cancelar todas as comissões e audiências da Câmara dos Deputados como uma medida para acelerar a tramitação das pautas econômicas. No entanto, a votação da reforma tributária pode levar mais tempo do que uma semana, uma vez que os governadores apresentaram sugestões de alterações no texto do relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na última quinta-feira.

A proposta dos estados é que a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS e o ISS, ocorra de uma vez só, somente em 2033. Atualmente, o texto do relator prevê a criação do IBS de forma gradual, começando em 2027, até que seja plenamente estabelecido em 2033. 

(Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES