“Não tem como a reforma tributária ser unanimidade”, diz ministro W. Dias

O Ministro também expressou otimismo quanto à votação do texto no Congresso Nacional, destacando que a reforma tributária é uma necessidade para o país

'Não tem como a reforma tributária ser unanimidade', diz ministro W. Dias | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo (25), o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, declarou que, dada a sua natureza complexa, a reforma tributária é inevitavelmente um assunto que não alcançará unanimidade entre aqueles afetados pelo texto. "Será desastroso para algum município ou Estado? Não. O Congresso tem responsabilidade e o Executivo tem responsabilidade da proteção", emendou. O ministro participou de entrevista ao programa Canal Livre. 

O Ministro também expressou otimismo quanto à votação do texto no Congresso Nacional, destacando que a reforma tributária é uma necessidade para o país. Quando questionado sobre a insatisfação do setor de serviços em relação ao relatório da matéria, o ministro mencionou que o setor precisará passar por uma transição e chegar a um entendimento. Além disso, ele ressaltou que, na visão do Congresso, a sociedade não deseja ampliar ainda mais a carga tributária.

Wellington Dias também expressou críticas à decisão de manter a taxa de juros em 13,75% ao ano durante a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Segundo ele, os juros "devem baixar" em breve por conta dos dados positivos da economia. Além disso, a previsão do governo é que o novo arcabouço fiscal seja aprovado até o fim do semestre. "Sinal que o Brasil percebe que alguma coisa precisa ser feita."

Governador Rafael Fonteles defende Reforma Tributária

Na última quinta-feira (22), o governador Rafael Fonteles marcou presença em Brasília, onde participou de uma reunião do Fórum dos Governadores do Brasil. O encontro teve como foco principal a discussão em torno do texto da reforma tributária atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Durante a reunião, o governador reiterou seu apoio ao projeto.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também esteve presente e anunciou que o texto passará por ajustes e será amplamente debatido antes da votação em Plenário, prevista para a primeira semana de julho. Durante entrevista concedida à imprensa nacional, Rafael destacou o empenho do presidente Arthur Lira em abrir diálogo com os governadores e discutir os pontos em divergência do texto. 

"Quero cumprimentar o presidente Arthur Lira por essa posição firme de pautar o debate e ultimar, apresentando, inclusive, quando vai ser discutido em Plenário. Os governadores fizeram um esforço com seus secretários de Fazenda para tentar consensual a maioria dos pontos e, obviamente, ainda há pontos de divergência que só serão superados no momento do debate do texto em plenário”, destacou Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES