Anunciado hoje, Lewandowski diz qual será sua prioridade no Ministério da Justiça

Ricardo Lewandowski declarou que tratará a segurança pública como sua prioridade inicial.

Ricardo Lewandowski foi anunciado para o Ministério da Justiça, em substituição a Flávio Dino | Brenno Carvalho / Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ter sido anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo titular do Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou quais serão as suas prioridades enquanto gestor da Pasta. 

Em entrevista ao GLOBO, ele declarou que tratará a segurança pública como sua prioridade inicial. "A questão da segurança pública eu entendo como uma prioridade absoluta para o país e para o Ministério da Justiça e que, hoje, representa um grande desafio. Essa atenção, claro, se fará em absoluto respeito ao que diz a Constituição Federal, no que concerne à responsabilidade compartilhada entre os entes federativos", disse Lewandowski.

Ele declarou que dará continuidade às políticas públicas que já vinham sendo desenvolvidas pelo seu antecessor, Flávio Dino, com quem ainda terá uma reunião para definir a composição de sua nova equipe. Principal incógnita da Esplanada, Ricardo Cappelli, que foi interventor da segurança pública do Distrito Federal, após o 8 de janeiro e hoje atua como secretário-executivo, ganhou elogios do escolhido por Lula. "É um técnico competente, com quem tenho boa relação", disse. Contudo, Ricardo Cappelli afirmou ao GLOBO que não deve permanecer.

Ao anunciar o nome de Lewandowski nesta quinta, em uma aparição feita ao lado de Dino e da primeira-dama, Rosângela, o presidente indicou que deixará o novo ministro montar sua equipe no Ministério da Justiça. 

"Tenho o hábito cultural de não indicar ninguém para (cargos em) nenhum ministério. Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. O meu time (de ministros) sou eu que escalo. Se eu perder, que me tirem. Se eu ganhar, que eu continue", disse o presidente.

Tendo ocupado o cargo de ministro do STF por 17 anos, Lewandowski também declarou estar preparado para contribuir. "Quero participar e ajudar na construção de um projeto de país mais justo, harmônico, solidário. Pretendo dar a minha contribuição", ressaltou.

A nomeação acontecerá no próximo dia 19 de janeiro, e tomará posse no cargo em 1º de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES