Lula bate o martelo e anuncia Lewandowski como novo ministro da Justiça

Essa decisão ocorre após a nomeação de Flávio Dino como novo ministro do STF, que deverá tomar posse em fevereiro

Lula, Flávio Dino e Ricardo Lewandowski | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) que o ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assumirá a chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essa decisão ocorre após a nomeação de Flávio Dino, escolhido por Lula e aprovado pelo Senado como novo ministro do STF, que deverá tomar posse em fevereiro.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, com a presença de Lula, Lewandowski, Flávio Dino e da primeira-dama, Janja da Silva. Lula destacou que a nomeação oficial ocorrerá em 19 de janeiro, e a posse de Lewandowski está agendada para 1º de fevereiro.

O presidente ressaltou que, a pedido de Lewandowski, o decreto oficial será assinado no dia 19 de janeiro devido a questões pessoais do ex-ministro. Lula expressou confiança no período de transição, durante o qual Flávio Dino continuará desempenhando suas funções até a posse de Lewandowski em fevereiro.

Autonomia a Lewandowski

Lula destacou a notável trajetória de Lewandowski como ministro do STF, referindo-se a ele como "um extraordinário ministro da Suprema Corte". O presidente afirmou que dará autonomia a Lewandowski para formar sua própria equipe no Ministério da Justiça.

Ao mencionar a expectativa da primeira-dama Janja de que mais mulheres ocupem cargos na nova gestão da pasta, Lewandowski respondeu positivamente: "Certamente".

A escolha de Lewandowski já vinha sendo especulada nas últimas semanas, e o anúncio oficial ocorreu após uma série de reuniões entre Lula, Dino e o ex-ministro do STF. Na noite anterior ao anúncio, já se noticiava pela MeioNorte que Lewandowski havia aceitado o convite e estava trabalhando na formação de sua equipe no Ministério da Justiça.

Lewandowski, que se aposentou do STF em abril de 2023, antes de completar 75 anos, agora assumirá a importante pasta, sucedendo Flávio Dino no MJSP.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES