Após Copom, Lula afirma que Campos Neto “joga contra a economia brasileira”

O comitê decidiu não alterar a taxa Selic, apesar da inflação e PIB mostrarem bons números

Lula avalia gestão de Roberto Campos Neto no BC | Evaristo Sa/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a taxa básica de juros cristalizada em 13,75% pelo atual presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para comandar a pasta desde 2019.

Lula afirmou, na manhã desta quinta-feira (22), que é "irracional o que está acontecendo hoje no Brasil, você tem uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%". "Não se trata de o governo brigar com o Banco Central. Quem está brigando com a taxa de juros é a sociedade brasileira, não o governo", relatou a jornalistas, em Roma.

Leia Mais

Além disso, Lula avaliou a política adotada por Campos Neto para permear a sua decisão em não alterar a porcentagem que deixa os produtos mais caros para o bolso do brasileiro. "Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável do porquê a taxa de juros está em 13,75%", afirmou.

Na entrevista, o chefe do Executivo mencionou também que 72% da população brasileira está endividada, e enfatizou que há tempos tem cobrado dos senadores - que aprovaram a indicação de Bolsonaro em escalar Campos Neto ao cargo-mor do BC - um caminho para poder convencê-lo a baixar a Selic.

As declarações do presidente se deram após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidir, nesta quarta-feira (21), manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 13,75%, mesmo com a inflação tendo constantes quedas, e o Produto Interno Bruto (PIB) estando em linha de crescimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES