Copom deve manter taxa Selic em 13,75% ao ano nesta quarta-feira

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, permanece em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado

Copom deve manter taxa Selic em 13,75% ao ano nesta quarta-feira | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve manter a taxa básica de juros da economia brasileira, conhecida como Selic, em 13,75% ao ano, conforme as expectativas do mercado. A reunião do Copom teve início na terça-feira e será concluída no final da tarde desta quarta-feira. Apesar da pressão contínua do governo federal, principalmente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a redução da taxa de juros deve começar somente na próxima reunião do Copom, agendada para o início de agosto. 

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, permanece em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado, representando a mais alta do mundo quando ajustada pela inflação. Os juros são utilizados pelo Banco Central como uma ferramenta para atingir a meta de inflação: quando a inflação está elevada, os juros são aumentados na tentativa de controlá-la. 

"O maior motivo para o Banco Central manter a Selic em 13,75% até o momento é a preocupação com as expectativas de inflação no longo prazo, os núcleos de inflação elevados e a incerteza fiscal. Desde a última reunião do Copom, em 3 de maio, todas essas variáveis mudaram para melhor, principalmente a incerteza fiscal, após a aprovação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados", avalia Pedro Oliveira, tesoureiro do Paraná Banco Investimentos.

Nos últimos meses, o cenário macroeconômico tem apresentado diversos sinais de melhora, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima das expectativas no primeiro trimestre, a redução na cotação do dólar e as melhorias nas projeções de inflação pelo mercado. No entanto, apesar desses indicadores positivos, não se espera uma redução nas taxas de juros. Um forte indício disso é a falta de qualquer sinalização de corte na última reunião do Copom, realizada em maio.

Ao longo deste ano, o governo tem expressado críticas em relação às decisões do Copom. A administração de Lula argumenta que os cortes nas taxas de juros deveriam ter sido iniciados anteriormente. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (19) que, em sua opinião, a redução dos juros deveria ter começado em março. 

(Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES