Após eleições, Primeiro-ministro de Portugal é diagnosticado com Covid-19

O líder do Partido Socialista (PS) está sem sintomas. A infecção foi detectada em um autoteste de rotina.

Após eleições, Primeiro-ministro de Portugal é diagnosticado com Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por: Gian Amato - O Globo

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, está com Covid-19. O líder do Partido Socialista (PS), que conquistou a maioria absoluta no Parlamento nas eleições do último domingo, seria recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa na quarta-feira, mas terá que cumprir isolamento por sete dias. 

O premier está sem sintomas. A infecção foi detectada em um autoteste de rotina. E teria sido confirmada em um teste de antígeno. As informações foram confirmadas em um comunicado divulgado pelo seu gabinete.

"O primeiro-ministro efetuou hoje um autoteste de rotina à covid-19 tendo tido um resultado positivo. Esse resultado foi já confirmado por um teste de antígeno. Está sem sintomas e cumprirá um período de isolamento de sete dias. O primeiro-ministro já deu conhecimento do seu estado a sua excelência o Presidente da República”, relata a nota.

António Costa em campanha em Lisboa | Patrícia de Melo Moreira/AFP 

Marcelo Rebelo de Sousa começou a receber nesta terça-feira os partidos que elegeram deputados ao Parlamento nas eleições legislativas antecipadas. O presidente irá nomear o primeiro-ministro após ouvir as siglas com representação na Assembleia da República.

Apesar da ausência do premier, a reunião está mantida. Costa será representado por José Luís Carneiro e pela líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes.

A campanha política para o Parlamento aconteceu simultaneamente aos consecutivos recordes de casos de Covid-19 em Portugal. Foram pelo menos 15 dias de contato direto nas ruas com militantes, eleitores e colaboradores. Foi a primeira vez que Costa pegou Covid desde o início da pandemia no país, em março de 2020.

Mesmo em isolamento, Costa deverá manter a rotina de trabalho. O primeiro-ministro começou as reuniões para escolher o governo e poderá dar prosseguimento às reuniões, nem que seja por vídeo ou telefone. 

Antes de obter a maioria absoluta, o premier declarou que tinha em mente a criação de um governo conciso para dar uma resposta rápida à recuperação econômica, social e sanitária nesta retomada pós-período crítico da pandemia. Seria uma espécie de força-tarefa nos moldes daquela que teve sucesso na campanha de vacinação.

No entanto, com a maioria absoluta obtida nas urnas, Costa poderá repensar esta estratégia, porque ganhou estabilidade para executar com tempo os € 16,6 bilhões do pacote de resgate econômico da União Europeia.

O novo governo deverá tomar posse na segunda quinzena de fevereiro. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, isso poderia acontecer após a cimeira entre União Europeia e União Africana, em Bruxelas, dias 17 e 18.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES