Após Haddad, Geraldo Alckmin também devolve presente saudita

Vice-presidente recebeu um camelo de metal do governo da Arábia Saudita; Fernando Haddad, foi presenteado com uma onça dourada

Após Haddad, Geraldo Alckmin também devolve presente saudita | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma decisão tomada na segunda-feira (31), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), optou por devolver o presente que lhe foi entregue pelo governo da Arábia Saudita. De forma similar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também tomou a mesma decisão em relação ao presente recebido. Segundo a assessoria de Alckmin, a devolução ocorreu "por vontade e orientação" do vice-presidente. 

Durante o fórum de negócios realizado nesta segunda-feira em São Paulo, Brasil, o vice-presidente recebeu um camelo de metal como presente do ministro de investimento da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih. Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi presenteado com uma onça dourada.

Haddad ganha onça de ouro dos Árabes e revela destino | Foto: Reprodução  

Os presentes serão devolvidos na embaixada do país em Brasília. Em um ofício encaminhado à embaixada saudita, o chefe de gabinete de Geraldo Alckmin, Pedro Guerra, esclareceu que as normas brasileiras proíbem o vice-presidente de aceitar e reter o presente recebido. 

“Com as necessárias escusas, informamos que normativos nacionais brasileiros impossibilitam a concretização de recebimento de presentes de elevado valor, por autoridades públicas, ainda que utilizadas apenas para demonstração de respeito e da possibilidade de convergência de interesses em ações conjuntas de interesse recíproco”, diz o documento. 

O texto diz que o encontrou visou exclusivamente estreitar os laços comerciais entre os dois países.  

"Nesse sentido, reafirmamos nossos votos de consideração e de agradecimentos pela relevante demonstração de apreço e respeito, ao tempo em que informamos sobre a restituição desse valioso item, para que retorne ao seu acervo original", finaliza o documento enviado pela Vice-Presidência da República à Embaixada da Arábia Saudita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES