Após vetar casamento homoafetivo, Câmara quer votar nova polêmica: aborto

Segundo deputados da Comissão de Previdência da Câmara, fundamentalistas se movimentam para pautar projeto que proíbe aborto em todos os casos

Novo embate na Câmara | Sérgio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, atualmente dominada por membros evangélicos e bolsonaristas, continua gerando controvérsias mesmo após a aprovação de um projeto que proíbe a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com parlamentares progressistas que integram o colegiado, há movimentos dentro da oposição para colocar em votação o próximo projeto polêmico: o estatuto do nascituro, que visa proibir o aborto, inclusive nas condições legais previstas na Constituição.

Leia Mais

Atualmente, diversos projetos tratam do estatuto do nascituro, e a estratégia dos deputados orientados pelo fundamentalismo seria selecionar um deles para votação na comissão, repetindo a abordagem utilizada no projeto de lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Embora seja percebido que as chances de uma proposta que proíba o aborto em todos os casos ser aprovada no plenário da Câmara são limitadas, a intenção é aprovar a medida na comissão como uma forma de gerar debate sobre o tema.

Na última terça-feira (10), a Comissão de Previdência aprovou o projeto que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, a liderança da Câmara não parece inclinada a permitir que a proposta avance na Casa.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES