Assembléia retoma atividades e abre ano legislativo no Piauí

Assembléia retoma atividades e abre ano legislativo no Piauí

Assembléia retoma atividades e abre ano legislativo no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembl?ia Legislativa, deputado Them?stocles Filho (PMDB), abriu no come?o da manh? desta segunda-feira (11) o ano legislativo, passando em revistas as tropas.

Ap?s a solenidade militar, Them?stocles Filho e os outros deputados seguiram para o gabinete da Presid?ncia, onde recebeu o governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina, S?lvio Mendes, e secret?rio de Estado e do munic?pio de Teresina.

O governador chegou ao Pal?cio Petr?nio Portella acompanhado da primeira-dama, dona Rejane Dias, e seguiu para o Plen?rio, para fazer a leitura da Mensagem Anual ao Legislativo.

Na mensagem de abertura, Them?stocles fez uma avalia??o das realiza?es em 2007 e as perspectivas para 2008. ?Este ano ser? bastante produtivo para o Legislativo. O pal?cio passa por reforma para melhorar as condi?es de trabalho para deputados e servidores. H? 20 anos n?o havia reforma nessas propor?es, espero poder contar com a compreens?o dos deputados sobre o desconforto at? junho?, afirmou.

?No final de mar?o, as 20 maiores cidades estar?o recebendo o sinal da TV Assembl?ia. Trabalhamos para conseguir a nossa R?dio FM Assembl?ia e no futuro, a universidade do Legislativo?, prometeu.

Computadores do plen?rio ter?o uso restrito ao trabalho parlamentar na AL

A diretoria do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Assembl?ia Legislativa vai dar suporte t?cnico aos deputados para o uso dos computadores que foram instalados em plen?rio. Marco Aur?lio Maia, diretor do CPD, informou que os computadores s?o desk-tops ? m?quinas simples que d?o acesso restrito ?s atividades parlamentares. as m?quina ter?o uso restrito para o trabalho parlamentar.

?Os equipamentos s?o monitoradas atrav?s do squid, um sistema de bloqueio autom?tico para endere?os eletr?nicos n?o autorizados. Isso significa que a programa??o da rede instalada na Assembl?ia Legislativa n?o permite acesso aos sites como o orkut, bem como jogos, downloads de v?deos ou m?sicas, explicou Marco Aur?lio.

Mesmo os programas de bate-papo, como o menssenger, assim como em outras reparti?es p?blicas, ? utilizado como uma importante ferramenta de comunica??o ? barata, inclusive, pois elimina em muito o uso de telefone. ?Vale ressaltar que este programa tamb?m ? monitorado pelo Departamento de Tecnologia da Informa??o da Alepi?, acrescentou.

A instala??o de computadores no plen?rio da Assembl?ia Legislativa ? parte de um projeto bem maior que ? denominado ?Alepi Digital? que se configura como um processo de moderniza??o da Casa e que ? pioneiro entre as Assembl?ias Legislativas do pa?s. Tal iniciativa tem por objetivo dar transpar?ncia, celeridade aos processos, bem como economia de papel.

Foi atrav?s deste projeto que todas as leis existentes foram digitalizadas e estar?o disponibilizadas no site oficial da institui??o que poder? ser acessado pelos demais Poderes, comunidade universit?ria, estudantes e a sociedade de um modo geral.

Vale ressaltar que o plen?rio da Assembl?ia Legislativa j? conta com o sistema de wireless, que facilita os trabalhos de todos os profissionais, inclusive a imprensa, que tem acesso ao local. Al?m disso, ainda como parte do processo de moderniza??o, ser?o disponibilizados tr?s novos terminais para os jornalistas que cobrem as atividades parlamentares na Casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES