Exclusivo Atualizada! Teresina já tem 11 pré-candidatos a Prefeitura; saiba quem são

Oposição, base governista, terceira via? São diversos questionamentos que rondam a disputa.

Teresina já tem 11 pré-candidatos a Prefeitura; saiba quem são | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltam cerca de 13 meses para as eleições municipais de 2024. No entanto, as articulações em torno do pleito do próximo já existem desde o final das eleições de 2022. Nesse sentido, o MeioNorte.com fez um levantamento apontando os nomes já anunciados como pré-candidatos a Prefeitura de Teresina, capital do Piauí.

Oposição, base governista, terceira via? São diversos questionamentos que rondam a disputa. 

1- Iniciamos com o atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), candidato natural a reeleição. Pessoa já demonstrou por diversas vezes a sua intenção de novamente lançar seu nome para avaliação dos eleitores da capital. Recentemente, porém, o gestor vem enfrentando dificuldades com relação ao seu partido e corre contra o tempo para encontrar soluções.

2- Por falar em gestão, base e situação, o segundo nome é um dos vários já lançados pelo conjunto de partidos que fazem parte da base de apoio do governador Rafael Fonteles. O deputado estadual Fábio Novo, no entanto, mantém a predileção do chefe do executivo estadual e conseguiu, recentemente, ser oficializado como pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores. Novo foi candidato em 2020 e deve ser o nome do PT em 2024.

3- Seguindo nessa sequência, o terceiro nome já colocado como pré-candidato vem do MDB, partido do vice-governador, Themístocles Filho. O diretor do Hospital Universitário de Teresina, cardiologista Paulo Márcio não esconde o desejo de ser prefeito de Teresina. O médico, inclusive, lança no próximo dia 18 de setembro, oficialmente, sua pré-candidatura.

4 - Também pelo MDB, o nome do deputado estadual Henrique Pires está colocado como pré-candidato à prefeitura de Teresina. Ele até já procurou o senador Marcelo Castro para saber do posicionamento do partido a respeito do nome do médico Paulo Márcio. 

5- E por falar em MDB e Themístocles, o próximo nome é do PSD. Nada mais, nada menos que o filho do vice-governador, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio ainda não lançou oficialmente sua pré-candidatura, mas já trabalha para fortalecer seu nome com lideranças de Teresina.

6- Outro problema a ser resolvido ainda dentro da base, talvez o menor deles, é a pré-candidatura de Teresa Brito, pelo PV. Acontece que a ex-deputada segue com o nome posto, mas já pesa contra sí a união dos outros dois partidos da federação que faz parte. PT e PCdoB já comungam que Fábio Novo é o nome.

7- Por outro lado da oposição, pelo menos quatro lideranças foram lançadas. Começamos com o ex-prefeito de Teresina, Dr. Sílvio Mendes (União Brasil). Sílvio tem liderado as últimas pesquisas de intenção de votos e tem certo favoritismo dentro de seu grupo político, apesar de ainda não se movimentar tanto quanto os demais.

8- Outra na busca por ser escolhida pelo grupo das oposições, a deputada estadual Bárbara Soares (Progressistas) também manifesta grande vontade de ser candidata em 2024. Filha do ex-prefeito Firmino Filho, Bárbara já realiza diversas agendas em bairros de Teresina e oscila entre segunda e terceira colocada na pesquisas.

9-10- Já no PSDB, a disputa segue ainda mais intensa. Isso porque dois nomes são apontados como pré-candidatos da sigla. O próprio presidente da legenda, ex-deputado Luciano Nunes, e o ex-senador João Vicente Claudino, que deve se filiar nos próximos meses.

11- A advogada e ex-candidata ao governo do Piauí, Ravenna Castro revelou, por meio de seu perfil em uma rede social, que recebeu nesta quinta-feira (14), o convite de uma sigla para disputar as eleições de 2024 como candidata a Prefeitura de Teresina.

Extra- Por último, mas não menos importante, está ainda latente o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva. Após meses de disputa intensa com Fábio Novo pela preferência do PT, há quem defenda que Franzé siga investindo em forçar uma pré-candidatura e, se necessário, até mudar de sigla para isso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES