Autoridades ucranianas rejeitam proposta de Lula para acabar com a guerra

Lula sugeriu que a Ucrânia cedesse a Crimeia, península anexada ao território russo em 2014, em troca de paz

Avalie a matéria:
Autoridades ucranianas criticam proposta de Lula sobre a guerra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades ucranianas criticaram a proposta de paz do presidente Lula (PT) para acabar com a guerra entre Ucrânia e Rússia. O presidente do  Brasil sugeriu  que a Ucrânia cedesse a Crimeia, península anexada ao território russo em 2014, em troca de paz. Nas redes sociais, ele disse que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, com quem já conversou por vídeo conferência, "não poderia querer tudo".

A proposta de paz do presidente Lula foi feita em um momento de grande tensão na região, por isso, foi prontamente rejeitada pelas autoridades ucranianas. Em fevereiro de 2021, a Rússia teria aumentado a presença militar na fronteira com a Ucrânia, causando alarme entre os países ocidentais

 "Não há razão legal, política ou moral que justifique o abandono de sequer um centímetro do território ucraniano", escreveu o porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, nas redes sociais.

Nas redes sociais, Lula disse que Volodimir Zelenski, "não poderia querer tudo" - Foto: Divulgação

Lula é conhecido por sua política externa ativa durante seus mandatos como presidente do Brasil, tendo se aproximado de líderes de esquerda em todo o mundo. 

Leia Mais

Durante seu governo, a relação do Brasil com a Rússia foi intensificada, com Lula visitando o país em 2009 e assinando acordos de cooperação em diversas áreas.

A proposta de Lula gerou reações diferentes na comunidade internacional. Enquanto alguns elogiaram a iniciativa, outros a criticaram, alegando que a Ucrânia não deveria ceder territórios sob sua soberania. 

Ainda não está claro se a proposta de Lula terá alguma influência na resolução do conflito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES