Banco Mundial aprova investimento de 300 milhões de dólares no Bolsa Família

Operação financeira ainda precisa passar pelo crivo do Senado. Recurso será aplicado na melhoria do Programa Bolsa Família

Banco Mundial aprova investimento de 300 milhões de dólares no Bolsa Família | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Mundial informou ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, que o conselho da instituição aprovou um empréstimo de 300 milhões de dólares ao Brasil. O recurso, em forma de empréstimo, será aplicado no Programa Bolsa Família (PBF). A carta com a informação foi enviada nesta quinta-feira (11.01). Agora, a operação financeira precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, frisou que em 2023 o Governo Federal elegeu como uma de suas prioridades a erradicação da pobreza e da fome no país.

"No Bolsa Família atendemos um total de nove milhões de crianças de zero a seis anos de idade. Isso significa que 45% de todas as crianças dessa faixa etária no país estão no PBF. Esse recurso do BIRD contribuirá para melhorar o desempenho na assistência, saúde e educação de nossas crianças, reforçando a proteção social e o fortalecimento da primeira infância", destacou.

Eliane Aquino explica que a execução do projeto incluirá assistência técnica do BIRD para superar os desafios gerais da execução do novo Bolsa Família em cinco áreas:

- Melhoria da qualidade dos dados do Cadastro Único, a ser desenvolvido em parceria com a secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad);

- Melhoria na eficácia das condicionalidades;

- Melhorias estruturais e operacionais do Bolsa Família;

- Melhoria da gestão dos benefícios;

- Maior e melhor articulação com outros programas do MDS, com estados e municípios para ampliar o impacto positivo do PBF. 

A meta final é diminuir a pobreza e elevar o desenvolvimento humano das famílias beneficiárias do programa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES