Bilhete, bronca, religião: veja a reunião ministerial de Lula em sete pontos

Orientação é que os titulares das pastas não falem apenas sobre as suas respectivas áreas, mas apresentem um panorama geral das ações

Bilhete, bronca, religião: veja a reunião ministerial de Lula em sete pontos | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da pressão decorrente da queda de popularidade evidenciada em pesquisas recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instou seus ministros a intensificarem suas viagens e a enfatizarem mais as conquistas do governo na divulgação. As estratégias eleitorais para as eleições municipais foram relegadas a segundo plano. 

Na reunião ministerial realizada ontem, notou-se uma preocupação destacada com a comunicação digital, críticas foram direcionadas ao "uso político" da religião, e o presidente reagiu veementemente às investigações sobre uma suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem rotulou de "covardão". Lula alertou sobre o sério risco que o Brasil enfrentou de um golpe.

INCÔMODO NO PLANALTO: Lula convocou os membros do alto escalão e deixou claro seu desejo de vê-los percorrendo o país e concedendo entrevistas para promover ações consideradas positivas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou uma série de dados que podem subsidiar os demais colegas. No Planalto, há uma preocupação evidente com o fato de que resultados como a criação de empregos e o aumento da renda do trabalho não estejam recebendo a repercussão desejada.

A REUNIÃO EM SETE PONTOS:

  • Eleições municipais: Lula instruiu os ministros a priorizarem outras questões além das disputas políticas de outubro. Com 11 partidos presentes na Esplanada, o presidente enfatizou a importância de evitar que essas questões contaminem a agenda governamental. Ele também ressaltou a necessidade de mais viagens por parte dos auxiliares para promover as realizações do governo nas esferas econômica e social. Além de abordarem suas áreas específicas, os ministros devem apresentar um panorama abrangente das ações da administração. 
  • Foco nas entregas: O presidente do Partido dos Trabalhadores deseja ver materializados os projetos já lançados até o momento, destacando a importância de um "portfólio robusto". Ele instruiu explicitamente os ministros a evitarem o anúncio de novos programas, enfatizando: "É momento de colher os frutos do que já foi semeados e não de criar novas iniciativas." 
  • Bronca em Nísia: Lula solicitou à ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma melhoria na comunicação sobre a dengue e discutiu sobre a possibilidade de mudança de liderança nos hospitais federais. Além disso, enfatizou a importância de aproveitar essa oportunidade para resolver questões de gestão nas unidades hospitalares. 
  • Bilhete: O vice-presidente Geraldo Alckmin enviou um bilhete para Rui Costa solicitando maior entusiasmo durante sua apresentação dos números do governo. 
  • Religião: Em baixo com os evangélicos, segmento alinhado a Bolsonaro, Lula fez críticas ao uso da religião como instrumento político: "manipulada da forma vil e baixa".
  • 'Covardão': O presidente afirmou que não há dúvidas de que houve tentativa de golpe no Brasil e chamou Bolsonaro de "covardão": "Ficou em casa chorando (após a derrota) e preferiu fugir para os EUA" esperando o golpe acontecer.

REPERCUSSÕES NEGATIVAS: Os assessores analisam que essa abordagem poderia contribuir para equilibrar as repercussões negativas das declarações do presidente, que também impactam sua popularidade, como a comparação da ação de Israel no conflito na Faixa de Gaza com o Holocausto. A diretriz é que os ministros não se limitem a discutir apenas suas áreas específicas, mas ofereçam uma visão abrangente das ações da administração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES