Bolsonaro apresenta extratos ao STF, mas defesa pede sigilo dos dados

Entre os dados que constam dos extratos enviados pelo ex-presidente estão as vendas de automóvel e jet-ski

Bolsonaro apresenta extratos bancários ao Supremo Tribunal Federal | Tânia Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois do pedido feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para a quebra do sigilo bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), no âmbito da investigação sobre o alegado esquema de presentes entregues por delegações estrangeiras destinados à União, a equipe de defesa de Bolsonaro submeteu os extratos financeiros relativos aos anos em que ele exerceu a presidência. No entanto, os advogados requereram que os dados fossem tratados com caráter sigiloso. 

Os advogados do ex-presidente também declararam que ele entregou a documentação de maneira "espontânea", com o propósito de evitar a necessidade de "movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão ". Essas informações foram divulgadas no blog da Julia Duailibi, hospedado no site do G1. A equipe jurídica também requisitou que os registros sejam mantidos em caráter confidencial. Entre os detalhes presentes nos extratos estão transações de venda de um veículo, jet-ski e reembolsos de despesas médicas.

“Em que pese a ausência de qualquer intimação que permitisse a confirmação de tal determinação, o peticionário comparece de forma espontânea aos presentes autos, para apresentar seus extratos bancários, do período em que atuou como presidente da República, afastando a necessidade de se movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão”, afirma a petição assinada pela defesa do ex-presidente, composta pelos advogados Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser.

E segue: “Considerando o teor dos documentos ora apresentados, requer a decretação do sigilo da presente petição e seus anexos. Não obstante, informa que está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos acerca de sua movimentação bancária”.

O requerimento também enfatiza que Bolsonaro ascendeu à mais alta posição no governo brasileiro e foi eleito por voto popular nas eleições de 2018. Além disso, destaca que ele permaneceu "fiel aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, pilares constitucionais que pavimentam a administração pública".  

Na quinta-feira (24/8), a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, noticiou que os advogados iriam solicitar a devolução das joias entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Em 17 de agosto, Moraes ordenou a quebra dos sigilos financeiro e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A investigação diz respeito ao recebimento de joias da Arábia Saudita que estavam destinadas a ser incorporadas ao patrimônio da União. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES