Bolsonaro vai exigir a devolução das joias entregues ao TCU, diz advogado

Segundo sua defesa, as pedras possuem caráter 'personalíssimo' e deveriam permanecer no acervo pessoal do ex-presidente

Joias sauditas e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe legal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em vias de solicitar a restituição das joias sauditas que haviam sido entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com informações divulgadas por Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

O TCU emitiu uma determinação que estipula que as pedras preciosas dadas como presentes ao ex-presidente por delegações estrangeiras devem permanecer sob a custódia da Caixa Econômica Federal (CEF).

Leia Mais

Não satisfeita, a equipe de defesa de Bolsonaro sustenta que esses objetos luxuosos são propriedade do ex-presidente e, consequentemente, devem ser devolvidos a ele. Paulo Cunha Bueno, advogado de Bolsonaro, esclareceu que as joias foram entregues ao tribunal alguns meses atrás como um passo proativo da defesa para demonstrar que o ex-presidente nunca teve a intenção de se apropriar de algo que não lhe pertencia.

As pedras em questão foram concedidas ao ex-mandatário durante suas viagens oficiais. Contudo, tais itens acabaram sendo desviados do acervo da Presidência e, de forma ilegal, vendidos por indivíduos ligados a Bolsonaro, incluindo o tenente-coronel Mauro Cid, que outrora ocupou o cargo de ajudante de ordens.

Os advogados argumentam que essas joias possuem um caráter "personalíssimo" e, como tal, deveriam permanecer no acervo pessoal de Bolsonaro. A resolução definitiva sobre o destino desses objetos, no entanto, ficará a cargo do TCU.

"Caso o TCU entenda que elas são do acervo público, e não do acervo privado de interesse público de Jair Bolsonaro, vamos judicializar a questão", assegurou o advogado que representa Bolsonaro.

Mesmo que o tribunal entenda que as pedras podem compor o acervo pessoal do ex-presidente, a venda dos itens é vetada pela lei.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES