Bolsonaro apresenta teste negativo de Covid e irá à posse de Mendonça

Sem o documento ou um comprovante de vacinação, Bolsonaro não poderia acompanhar presencialmente a posse de André Mendonça

Jair Bolsonaro e André Mendonça | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O STF (Supremo Tribunal Federal) informou nesta quarta-feira (15) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) será autorizado a ingressar na sede da Corte para a posse do novo ministro, André Mendonça, marcada para quinta-feira (16). O aval ocorre porque a equipe médica do Palácio do Planalto encaminhou teste de covid-19 com resultado negativo e realizado até 72 horas antes do evento.

"A equipe médica da Presidência enviou nesta quarta (15) teste negativo para Covid-19, previsto na resolução 748/2021 do STF sobre as regras para ingresso nos prédios do STF a fim de conter a disseminação da covid-19", informou o Tribunal, em nota.

Mendonça é o segundo ministro indicado por Bolsonaro para uma vaga no Supremo. Ele ocupará a cadeira de Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos.

Jair Bolsonaro irá à posse de André Mendonça no STF

Pela manhã, Bolsonaro esteve no centro médico da Vice-Presidência da República no Planalto. Sua assessoria, no entanto, não explicou se o motivo estaria ou não relacionado com a necessidade de apresentar teste de covid para acesso às instalações do Supremo Tribunal Federal —exigência que não foi flexibilizada para a posse de Mendonça.

Todo o impasse ocorre porque Bolsonaro, 66, até hoje não se vacinou contra o coronavírus. Trata-se de uma decisão pessoal do político, que já afirmou publicamente que não pretende receber dose alguma. Ele é contrário à imunização obrigatória e também tem criticado repetidamente o pleito para que o certificado vacinal seja exigido nos aeroportos para ingresso de estrangeiros no país.

Sem o documento ou um comprovante de vacinação, o mandatário do Palácio do Planalto não poderia acompanhar presencialmente a posse de André Mendonça na Corte. Por esse motivo, a solução encontrada foi exigir um teste negativo realizado até 72 horas antes.

Segundo o STF, a cerimônia terá cerca de 60 pessoas. Foram chamados os ministros do Supremo, tanto atuais quanto aposentados, e autoridades como Bolsonaro e os presidentes da Câmara, do Senado e de tribunais superiores, além de convidados pessoais de Mendonça. A previsão é que o evento dure cerca de 15 minutos.

Uma resolução interna do STF exige a comprovação de vacinação ou a apresentação de um resultado negativo para Covid-19 como requisito para entrar no prédio do tribunal.

A resolução, publicada em outubro, afirma que pessoas não vacinadas podem apresentar exames do tipo RT-PCR ou antígeno realizados nas últimas 72h. O mesmo texto também exige a utilização de máscaras, o que Bolsonaro só costuma fazer em evento externos.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES