Bolsonaro pediu ação antes da eleição: 'Se reagir depois, vira guerrilha'

Gravação estava em computador de Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro; reunião ocorreu em julho de 2022.

Bolsonaro pediu ação antes da eleição: 'Se reagir depois, vira guerrilha' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo capturado pela Polícia Federal (PF) revela o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressando a ministros a urgência de tomar medidas antes das eleições para evitar que o Brasil se transformasse em "uma grande guerrilha". A gravação corresponde a uma reunião da alta cúpula do governo realizada em 5 de julho de 2022 e foi divulgada pela jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.

A gravação é uma das peças que embasaram a operação da PF contra militares e ex-ministros suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

O vídeo foi descoberto no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, durante uma operação da Polícia Federal (PF). Cid, que fechou um acordo de delação premiada com a PF, teve seu acordo homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com as informações da PF, na referida reunião, o então presidente ordenou a disseminação de informações fraudulentas com o objetivo de tentar reverter a situação na disputa eleitoral.

"Nós sabemos que, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições", disse.

As supostas fraudes eleitorais alegadas por Bolsonaro ao longo de quatro anos de mandato nunca existiram. A lisura do processo e a confiança no resultado foram reafirmadas por autoridades nacionais e internacionais, diversas vezes.

Em outro ponto da reunião, Bolsonaro propõe que os presentes participassem da redação de um documento que afirmasse ser impossível “definir a lisura das eleições” e incluísse elementos externos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

"Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado, está pintado. Eu parei de falar em voto imp... e eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que... eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes."

Em nota divulgada na quinta, a OAB diz que "nunca foi procurada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ou seus interlocutores para a finalidade mencionada".

"A urna eletrônica é motivo de orgulho para o Brasil. A Ordem rejeitou as falsas acusações contra a Justiça Eleitoral por meio de notas, artigos, entrevistas, discursos e outros documentos. Fomos a primeira entidade civil a reconhecer a legitimidade dos resultados da eleição de 2022", diz a entidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES