Moraes retira sigilo e divulga íntegra da reunião de Bolsonaro e ministros

A gravação, encontrada no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi um dos elementos que embasaram a Operação Tempus Veritatis

Ex-presidente Jair Bolsonaro | Brenno Carvalho/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da gravação de uma reunião ocorrida em julho de 2022, na qual o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e ministros discutiram estratégias antes das eleições daquele ano. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (9) e revela que, durante o encontro, Bolsonaro teria ordenado a disseminação de informações fraudulentas para tentar influenciar o resultado eleitoral e impedir uma eventual vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A gravação, encontrada no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi um dos elementos que embasaram a Operação Tempus Veritatis. Cid firmou acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF), acordo esse que já foi homologado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Trechos das declarações de Bolsonaro na referida reunião já haviam sido divulgados anteriormente por jornalistas, mas a decisão de Moraes de tornar a gravação pública ocorreu diante da divulgação parcial e editada dos trechos pela imprensa.

Operação deflagrada

Na operação Tempus Veritatis, deflagrada na quinta-feira (8), a PF investiga uma suposta organização criminosa envolvida em uma tentativa de golpe de Estado. Dentre os alvos, estão militares, ex-ministros e aliados de Bolsonaro. A investigação aponta que o grupo agia para disseminar notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro, visando criar condições para invalidar a vitória de Lula nas eleições de 2022.

Os mandados de busca e apreensão atingiram diversas personalidades, como Valdemar Costa Neto (presidente do PL), Braga Netto (ex-ministro da Defesa), Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), e outros militares e aliados do ex-presidente.

A divulgação da gravação da reunião, com as declarações de Bolsonaro, intensifica o cenário político no Brasil, trazendo à tona elementos que podem impactar ainda mais o contexto já tenso provocado pela operação.

Para mais informções, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES