Bolsonaro prepara rompimento com PL, e Costa Neto não impõe resistência

Caso o ex-presidente saia, a bancada de deputados aliados deve o acompanhar e levar junto o Fundo Partidário

Ex-presidente cogita deixar o PL | REUTERS/Adriano Machado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pensa em deixar o PL, mas planeja aguardar o momento certo para romper com o partido. Apesar disso, Bolsonaro tem evitado discutir publicamente essa possibilidade.

Inicialmente, a estratégia do ex-presidente é fortalecer a bancada bolsonarista no Congresso Nacional, bem como nos cargos de vereadores, prefeitos e governadores. Por isso, ele pretende continuar no partido até a "janela partidária" de 2026.

Leia Mais

A janela partidária ocorre seis meses antes das eleições para deputado federal, geralmente entre março e abril. Nesse período, os deputados podem trocar de partido sem sofrer penalidades e ficam aptos a concorrer à reeleição.

É nesse momento que Bolsonaro planeja reunir seu grupo e decidir se permanecere no PL ou não. Caso decida migrar para outra legenda, os bolsonaristas levarão consigo os recursos oriundos do Fundo Partidário.

Ainda não está definido se o ex-mandatário buscará criar um novo partido ou tentará abrigar seu grupo em outra legenda. Suas tentativas anteriores de criar uma legenda própria não foram bem-sucedidas.

Esperançoso

Apesar de não poder se candidatar em 2026, Bolsonaro mantém a esperança de concorrer novamente à Presidência nas eleições seguintes. Nesse caso, ele apoiaria um candidato de sua total confiança, independentemente do PL.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, está ciente dos planos do ex-presidente. Ambos reconhecem as dificuldades no relacionamento e têm conversas sinceras sobre as possibilidades futuras.

O PL também não tem interesse em romper com o grupo bolsonarista neste momento. A intenção de Valdemar é utilizar o ex-chefe do Executivo como um cabo eleitoral nas eleições municipais de 2024.

Na janela partidária de 2026, será feita uma avaliação sobre a possibilidade de os bolsonaristas permanecerem no partido. Valdemar acredita que essa é a melhor opção, uma vez que manteria o Fundo Partidário na legenda, cujo montante é determinado pelo número de deputados eleitos.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES