Brasil estreia na presidência do G20 com as principais bandeiras do governo Lula

A proposta do governo brasileiro é apresentar a agenda de trabalho e os pilares de sua gestão, concentrando-se no combate à fome e à pobreza

Países membros do G20 | Gregorio Borgia/AP/picture alliance
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (11), o Brasil deu início à sua presidência do G20, marcando o início de uma agenda de trabalho com propostas inéditas. Os primeiros encontros foram realizados no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e destacaram uma abordagem única: as trilhas de Sherpas e Finanças reuniram-se no início deste novo mandato, algo inédito para a presidência brasileira.

A proposta do governo brasileiro é apresentar a agenda de trabalho e os pilares de sua gestão, concentrando-se no combate à fome e à pobreza, nas três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e na reforma da governança global. O Brasil busca integrar desde o princípio o debate político com soluções financeiras.

Uma das iniciativas apresentadas pelo governo brasileiro é uma proposta global para erradicação da pobreza e combate à fome e à desnutrição. Além disso, começaram as negociações sobre as declarações e outros atos a serem adotados pelos líderes do G20 na cúpula do Rio de Janeiro.

Nos próximos dias, a Trilha de Sherpas, composta por emissários pessoais dos líderes do G20, supervisionará as negociações e coordenará a maior parte do trabalho. Em seguida, ocorrerá uma reunião conjunta com as duas trilhas, contando com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçará a importância do diálogo entre os dois eixos e as prioridades da gestão brasileira.

Os dias 14 e 15 serão dedicados ao encontro da Trilha de Finanças, liderada pelos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros, responsável pelos debates econômicos do G20.

O Brasil planeja realizar 130 reuniões ao longo do próximo ano, abordando temas em 13 cidades do país. O resultado final da agenda de trabalho será apresentado na Cúpula de Líderes do G20, prevista para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Prioridades do Brasil para a Presidência do G20

A presidência brasileira do G20 traz as principais bandeiras do governo Lula, focando no combate à fome e à pobreza, nas três dimensões do desenvolvimento sustentável e na reforma da governança global. Três forças-tarefa foram estabelecidas para tratar desses temas, abordando Finanças e Saúde, combate à fome e à desigualdade, e enfrentamento das mudanças climáticas. O governo busca deixar contribuições inéditas nessas áreas, destacando-se ainda com uma iniciativa pela bioeconomia.

Outro ponto crucial é a abordagem da governança global, onde o presidente Lula critica a baixa influência e formação do Conselho de Segurança da ONU e defende prioridade às necessidades das nações em desenvolvimento em instituições multilaterais de crédito. O governo visa criar um ambiente que evidencie as falhas no modelo atual, mantendo debates robustos sobre os pilares da presidência brasileira.

A presidência do G20 é considerada o ponto alto da agenda internacional de Lula, representando um evento fundamental para a posição internacional do Brasil. O país assumirá a presidência do grupo da Índia, passando-a para a África do Sul em dezembro de 2024. O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana, abrangendo cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e 2/3 da população global.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES