Câmara adia votação de relatório contra casamento de pessoas do mesmo sexo

O relatório do deputado Pastor Eurico (PL-PE) foi discutido, em sessão tumultuada.

Seminário na Câmara discutiu pautas LGBTQIA+ | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados adiou, nesta terça-feira (19), a votação de uma proposta que proíbe o reconhecimento do casamento civil de pessoas do mesmo sexo. A Comissão estava reunida para votar a proposta no mesmo momento em que ocorreu o 20º Seminário LGBTQIA+, organizado por cinco comissões da Câmara. 

O relatório do deputado Pastor Eurico (PL-PE) foi discutido, em sessão tumultuada. Após algumas horas de discussão, houve acordo entre apoiadores e críticos para adiar a votação para a semana que vem. 

A Presidente da Comissão de Direitos Humanos, a deputada Luizianne Lins (PT-CE) afirmou que o momento deveria ser de retomada das políticas para a comunidade LGBTQIA+ e de luta contra os retrocessos para esse segmento da população. A discussão da proposta na Câmara gerou bate-boca entre deputados da bancada evangélica e de partidos de esquerda.

Para a Secretária da Articulação Política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Bruna Benevides, votar o projeto no mesmo dia e hora de realização do seminário é uma tentativa de enfraquecer a articulação do movimento LGBTQIA+. 

“Essas armadilhas querem nos desviar do nosso objetivo, que é avançar, e a gente está avançando e vai avançar cada vez mais”, opinou, em reportagem da Agência Câmara. Ela observou que, caso o projeto de lei seja aprovado pelo Congresso Nacional, ele será barrado pelo STF, por ser inconstitucional.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união homoafetiva como núcleo familiar, equiparando as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres, desde 2011. Por isso, participantes do seminário defenderam que o projeto em discussão na Câmara é inconstitucional. O texto inclui a proibição de uniões homoafetivas no Código Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES