Câmara aprova projeto que prevê salários iguais para homens e mulheres

Texto aprovado determina que empresas com mais de 100 empregados publiquem, a cada 6 meses, relatórios de transparência salarial

Câmara aprova projeto que prevê salários iguais para homens e mulheres | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (4), a proposta que visa garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função foi aprovada na Câmara dos Deputados. O texto, que agora seguirá para análise do Senado, estabelece medidas para alcançar essa igualdade remuneratória, como a transparência e a padronização de remuneração nas empresas, aumento da fiscalização e aplicação de sanções administrativas.

Segundo a Agência Câmara, foi aprovado o substitutivo elaborado pela relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES), ao Projeto de Lei 1085/23, do Poder Executivo. “Este será mais um passo para avançarmos no enfrentamento à desigualdade no ambiente de trabalho, que se aprofundou durante a pandemia de Covid-19”, afirmou a relatora.

O parecer final, elaborado pelo relator Jack Rocha após negociação entre os líderes partidários, obteve 325 votos a favor e apenas 36 contrários. Em razão de um acordo, não foram apresentados destaques que poderiam alterar a versão do relatório.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será modificada pelo texto aprovado para tornar obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres. O projeto de lei apresenta medidas específicas para atingir esse objetivo, incluindo a definição de padrões de transparência e remuneração nas empresas e a intensificação da fiscalização. Sanções administrativas também serão aplicadas para as empresas que não cumprirem as novas regras.

(Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES