Câmara aprova urgência na prorrogação da desoneração da folha até 2027

O pedido de urgência para o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento para determinados setores até o ano de 2027 foi aprovado hoje.

Câmara votou nesta terça-feira, o projeto que trata da desoneração da folha de pagamento para determinados setores | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje, com uma ampla margem de 390 votos a favor e 15 contra, um pedido de urgência para o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento para determinados setores até o ano de 2027. O projeto, que já havia sido aprovado pelos senadores em junho, será debatido pelos deputados amanhã.

A prorrogação da desoneração da folha está contemplada no Projeto de Lei (PL) 334/23, proposto pelo senador Efraim Filho (União-PB). A responsabilidade de relatar o projeto agora recai sobre a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS). Caso haja modificações por parte dos deputados, o texto deverá retornar para análise no Senado. Se o texto permanecer inalterado, seguirá diretamente para a aprovação presidencial. A deputada ainda não divulgou seu parecer sobre o assunto.

O projeto visa aliviar os encargos financeiros de 17 setores da economia, incluindo indústrias têxteis, de calçados, máquinas e equipamentos, proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário. O regime atual de desoneração perderá sua validade em dezembro deste ano.

Adicionalmente, há uma emenda de cunho municipalista que propõe reduzir a alíquota da contribuição previdenciária de 20% para 8% para prefeituras com população inferior a 142.633 habitantes.

A desoneração da folha é uma estratégia que permite às empresas nos setores beneficiados pagar alíquotas de 1% a 4,5% sobre sua receita bruta, ao invés de arcar com os 20% referentes à contribuição previdenciária patronal sobre a folha de salários. Essa troca é vantajosa para as empresas, pois diminui os encargos trabalhistas para os setores beneficiados.

Esse mecanismo foi inicialmente implementado durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT) em 2011, com o intuito de estimular a criação de empregos, sendo prorrogado em diversas ocasiões desde então.

A desoneração vigente, definida pela Lei 12.546/11 e aplicada a 17 setores econômicos, terá validade até 31 de dezembro de 2023. O projeto sob discussão no Legislativo propõe estender essa desoneração por mais quatro anos, até o término de 2027.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem expressado sua objeção à votação do projeto neste momento. Em ocasiões anteriores, ele reiterou sua posição contrária à prorrogação da medida.

Haddad afirmou aos jornalistas durante a tarde desta terça-feira: "Eu já discuti isso, minha postura permanece inalterada; basta recordar meus pronunciamentos". Ele acrescentou: "Estou vinculado à constituição. As ações do Ministério da Fazenda devem estar em conformidade com a Constituição. Já enfatizei isso repetidas vezes. Não é possível alterar a interpretação da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional".

Na semana passada, Haddad solicitou mais tempo ao Congresso para abordar a questão e insinuou que o assunto poderia se tornar objeto de litígio judicial.

Ele explicou: "Já que temos até dezembro para considerar a PEC da Reforma Tributária, sem prejudicar ninguém, eu sugeri: 'vamos aguardar'. Concedamos um pouco mais de tempo e esperemos por um novo posicionamento da PGFN e talvez uma adaptação do que está sendo proposto no Senado, a fim de adequar a proposta à emenda constitucional da Reforma da Previdência".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES