Câmara Federal aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

O texto inclui pagamento de despesas médicas para vítimas de acidentes e destina parte do valor arrecadado com o seguro aos municípios e estados.

Câmara Federal aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de reforma do seguro obrigatório de veículos terrestres, mantendo a gestão do fundo com a Caixa. O PLP 233/23 será encaminhado ao Senado. O texto aprovado inclui pagamento de despesas médicas para vítimas de acidentes e destina parte do valor arrecadado com o seguro aos municípios e estados com serviços de transporte público coletivo. 

ENTENDA CASO: Desde 2021, a Caixa assumiu a operação emergencial do seguro obrigatório após o fim do consórcio de seguradoras privadas que o administrava. Com a nova regulamentação, será possível retomar a cobrança do seguro obrigatório, agora gerido pela Caixa em um novo fundo denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat). 

PAGAMENTOS SUSPENSOS: Devido aos pagamentos suspensos do Dpvat por falta de dinheiro, os novos prêmios poderão ser temporariamente cobrados em valor maior para quitar os sinistros ocorridos até a vigência do Spvat. Os valores para equacionar o déficit do Dpvat serão destinados ao pagamento de indenizações, inclusive decorrentes de ações judiciais posteriormente ajuizadas, para provisionamento técnico e para liquidar sinistros e quitar taxas de administração desse seguro.

MULTA SERÁ NOVIDADE: Outra novidade no texto é a inclusão de penalidade no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) equivalente à multa por infração grave no caso de não pagamento do seguro obrigatório, cuja quitação voltará a ser exigida para licenciamento anual, transferência do veículo ou sua baixa perante os órgãos de trânsito. 

DESPESAS MÉDICAS: A transferência de recursos da arrecadação do seguro para o SUS será reduzida de 50% para 40%, para custear despesas médico-hospitalares dos segurados. O novo texto permite o reembolso de despesas com assistência médica, fisioterapia e medicamentos não disponíveis no SUS local. Também oferece cobertura para serviços funerários e reabilitação profissional para vítimas com invalidez parcial. 

PRAZO PARA PAGAMENTO: O prazo máximo para solicitar a indenização do SPVAT é de três anos. O pagamento será feito com base em prova simples do acidente e do dano, sem necessidade de comprovação de culpa ou identificação dos veículos envolvidos. Após a entrega dos documentos, a Caixa tem 30 dias para efetuar o pagamento. Em caso de atraso, haverá correção pelo IPCA e juros moratórios definidos pelo CNSP. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES