Câmara pode paralisar se PEC 300 não for votada

Mesmo vitoriosa em primeiro turno, sem a segunda votação a PEC fica impedida de seguir para o Senado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A decisão dos líderes partidários em suspender a votação de Propostas de Emendas à Constituição (PECs) durante as próximas três semanas reflete diretamente na conclusão da apreciação da PEC 300 no Congresso Federal. Com a possível inclusão da PEC que prevê um piso de R$ 3.500 para policiais militares no bloco de Propostas adiadas, os parlamentares federais já ensaiam uma reação de obstrução aos trabalhos da Casa.

O deputado federal José Maia Filho, o Mainha (DEM), explica que a criação de uma comissão de líderes para definir os critérios de votação, apresentando uma lista de PECs consideradas prioritárias em 20 dias, pode comprometer a votação em segundo turno da PEC 300. Mesmo vitoriosa em primeiro turno, sem a segunda votação a PEC fica impedida de seguir para o Senado e a sanção do presidente Lula. O clima, ressalta Mainha, é de ?indignação?.

?Se os líderes não priorizarem a PEC 300 será feito um movimento em Plenário para obstruir os trabalhos. É uma situação atípica, mas necessária. A PEC 300 não é uma aventura?, avalia o democrata. José Maia observa que muitos colegas na Câmara votaram a favor do texto-base mas agora mantêm atitudes ?contraditórias? nos bastidores para barrar o andamento da Proposta. ?Não está havendo sinceridade?, critica.

A posição de reorganizar a votação de todas as PECs, no entanto, é defendida pelo parlamentar piauiense. ?Em ano de eleição os deputados ficam vulneráveis às pressões sociais e é perigoso votar mudanças na Constituição para atender caprichos de categorias?, argumenta, lembrando que a PEC 300 estaria fora da influência danosa dos lobbies. ?É uma PEC totalmente constitucional e que vem sendo discutida há muito tempo?, diz. Na próxima terça-feira, os líderes deverão se reunir para estabelecer um calendário de votação e definir os projetos prioritários do semestre. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES