Câmara pode votar projeto sobre dados ultrassecretos

O órgão público competente terá prazo máximo de 30 dias para dar resposta ao cidadão que busca informações públicas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana que começa amanhã, a Câmara dos Deputados poderá apreciar, em sessão extraordinária, o projeto de lei que trata do sigilo de documentos classificados como ultrassecretos, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Segundo o substitutivo do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), o sigilo de documentos classificados como ultrassecretos terá duração máxima de 50 anos. Para os documentos considerados secretos e reservados, o parecer prevê sigilos de 15 e 5 anos, respectivamente, prorrogáveis uma única vez.

O órgão público competente terá prazo máximo de 30 dias para dar resposta ao cidadão que busca informações públicas. Se o requerimento for negado, o interessado poderá recorrer à instância superior do órgão. Sob certas condições, a pessoa poderá recorrer uma segunda vez à Controladoria-Geral da União (CGU), no caso de documentos guardados pelo governo federal.

Este projeto é o terceiro na ordem de votações de sessões extraordinárias: primeiro está a proposta de criação de incentivos fiscais para alguns setores e o segundo é o texto que, além de tipificar o crime de discriminação contra a mulher no ambiente de trabalho, cria mecanismos para coibir e prevenir essa situação e garantir oportunidades iguais de acesso na carreira e salários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES