Candidatos para procurador-geral debatem propostas em encontro

Eleição ocorrerá das 9h às 15h no auditório da Procuradoria Geral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de escolha do novo procurador-geral de Justiça, em substituição a Zélia Saraiva, ocorrerá no próximo dia 12 de junho, onde será formalizada a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado, Wellington Dias (PT); nesse sentido, os candidatos ao cargo máximo do MP-PI, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra, Cleandro Alves de Moura, Elói Pereira de Sousa Júnior, Eny Marcos Vieira Pontes, Luís Francisco Ribeiro e Maurício Gomes de Souza participaram de um debate promovido pela Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) na manhã de ontem (7), na sede da instituição organizadora.

Visando a exposição dos principais projetos defendidos ao Ministério Público, os pleiteantes responderam as perguntas suscitadas pelos membros e servidores da entidade, enviadas pela internet, tal como questionamentos demandados presencialmente e entre os próprios candidatos. Todos os temas dispostos na discussão abrangeram a realidade da instituição, desde o planejamento estratégico a questões ligadas à segurança institucional.

"Foi um momento importante de diálogo entre os candidatos e os colegas promotores e procuradores de Justiça que, sem dúvida, muito colabora para o amadurecimento de nossa instituição", relatou Paulo Rubens Parente Rebouças, presidente da APMP.

ELEIÇÃO - O sistema adotado prezará pelo voto secreto, o prazo para a inscrição dos postulantes ao cargo se encerrou no último dia 22 de maio. A eleição ocorrerá das 9h às 15h no auditório da Procuradoria Geral, seguido imediatamente da apuração. Nisso, cabe ressaltar que o atual mandato se encerra no dia 15 de julho, o que exige que o Chefe do Executivo tome uma decisão antes desse período, porém, não deve haver dificuldades para o cumprimento do período, tendo a ciência que o governador tem dez dias para concretizar a escolha.

O mandato é válido por dois anos, sendo possível a extensão pelo mesmo período; a importância do cargo se dá pela responsabilidade na gestão do Ministério Público, tendo em vista que ele administra o órgão e exerce influência sobre as demais procuradorias, além de poder encaminhar ao Poder Legislativo projetos de lei de iniciativa do órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES