Caso Marielle chega ao STF por suposto envolvimento de autoridade com foro

O conceito de foro privilegiado refere-se à prerrogativa de que determinadas autoridades tenham seus casos diretamente julgados pelo STF.

Marielle Franco foi executada no Rio | Mídia Ninja
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso do homicídio da vereadora do PSOL-RJ, Marielle Franco, e de seu motorista, Anderson Gomes, ocorrido há seis anos, avançou para o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações da TV Globo, o deslocamento do caso para o STF foi motivado pela identificação, feita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de um possível envolvimento de uma pessoa que possui foro privilegiado no crime, o que demanda que o processo seja julgado pelo Supremo.

FORO PRIVILEGIADO, O QUE SIGNIFICA? 🏛️ O conceito de foro privilegiado refere-se à prerrogativa de que determinadas autoridades tenham seus casos diretamente julgados pelo STF, incluindo o presidente e o vice-presidente da República, ministros de Estado, membros do Congresso Nacional, juízes dos tribunais superiores e outras autoridades.

Leia Mais

A investigação segue em caráter confidencial, sem a divulgação pública de informações sobre a pessoa com foro privilegiado supostamente envolvida.

Enquanto isso, a Polícia Federal mantém o foco na determinação dos mandantes do assassinato.

QUEM ESTÁ PRESO? 🏢 Atualmente, estão detidos em relação ao crime: Ronie Lessa, Élcio de Queiroz, Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel. Investigadores indicam que Lessa ofereceu uma delação premiada à PF, a qual poderia revelar os mandantes do assassinato de Marielle.

Integrantes do STJ, comunicando-se de maneira reservada, mencionaram que a Corte Especial do tribunal discutiu em uma sessão privada, ao final do último ano, a jurisdição adequada para avaliar uma possível delação, concluindo que o Ministério Público Federal tem autoridade para proceder nesse aspecto.

A Polícia Federal já formalizou um acordo de delação premiada com o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, que foi o motorista do veículo utilizado no crime. Na delação de Queiroz, Ronie Lessa é identificado como o executor dos tiros. Lessa, exonerado da PM, recebeu uma sentença inicial de quatro anos e meio de reclusão em 2021 por ocultar as armas usadas no crime, pena que posteriormente foi estendida para cinco anos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES