“Catar tem papel central para fim do conflito no Oriente Médio”, diz Lula em Fórum

“O Catar é um ator diplomático relevante graças à sua política externa de perfil ativo e independente”

"Catar tem papel central para fim do conflito no Oriente Médio", diz Lula em Fórum | Foto: Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Catar desempenha um papel central na promoção da paz no conflito entre Israel e Palestina, destacando o país árabe como um interlocutor-chave em diversas questões de alcance regional e global. “O Catar é um ator diplomático relevante graças à sua política externa de perfil ativo e independente”.

Durante sessão de abertura do Fórum Empresarial Brasil-Catar, em Doha, seu primeiro compromisso oficial no país, Lula avaliou que o Brasil precisa estar mais presente no Golfo, “região com a qual compartilha importantes interesses comerciais e laços culturais e históricos”.  

“Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns (mulheres e crianças) em troca de trégua temporária e da libertação de prisioneiros palestinos”, disse. “Compartilhamos a vocação pela paz”, completou. 

Comércio bilateral 

Conforme o presidente, o comércio bilateral entre Brasil e Catar experimentou um crescimento "exponencial", aumentando de aproximadamente US$ 38 milhões em 2003 para os atuais US$ 1,6 bilhão. Ele ressaltou que o país árabe se destaca como uma das principais vias de acesso do Brasil para transações comerciais no Oriente Médio.

Agricultura 

Lula destacou a importância crucial do Catar como fornecedor de ureia para a agricultura brasileira, enfatizando que o Brasil, sendo um dos principais produtores e exportadores de alimentos, desempenha um papel significativo na garantia da segurança alimentar no Catar. “Nossos produtos são reconhecidos pela alta qualidade, preços competitivos e garantia de fornecimento”. 

“Estamos comprometidos com uma agricultura sustentável e alinhada com as melhores práticas em matéria ambiental. Mantemos manejo cuidadoso e criterioso dos produtos halal [que seguem critérios da cultura islâmica], com respeito pelos ritos islâmicos e pela cultura catariana.”

Pauta comercial 

Conforme declarado pelo presidente, existe a possibilidade de expandir e diversificar a agenda comercial entre o Brasil e o Catar, incluindo produtos de maior valor agregado, como autopeças, itens de defesa e aeronaves da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

“O Brasil também está implementando medidas de facilitação de comércio como um sistema eletrônico de validação e assinatura de documentos para operações de comércio bilateral. Com esse sistema – que já está em vigor em nosso comércio com o Egito e a Jordânia – teremos o potencial de reduzir os prazos e os custos das transações comerciais entre o Brasil e o Catar.”

COP28 

Ao final de seu discurso, Lula lembrou que deixa o Catar hoje rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, onde vai lançar “um chamado à ação e à ambição no enfrentamento à crise climática”. “Estou certo de que o Catar também poderá ser um aliado importante nessa agenda”. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES