No Oriente Médio, Lula diz que Brasil vai ser 'a Arábia Saudita da energia verde'

Lula chegou à Arábia Saudita na terça-feira (28) para uma visita no Oriente Médio, buscando parcerias e investimentos

No Oriente Médio, Lula diz que Brasil vai ser 'a Arábia Saudita da energia verde' | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil está destinado a se tornar "a Arábia Saudita da energia verde" e ressaltou a necessidade de descarbonizar o planeta. A declaração foi feita durante uma mesa redonda promovida pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com empresários em Riad. Lula chegou à Arábia Saudita na terça-feira (28) para uma visita no Oriente Médio, buscando parcerias e investimentos. Sua agenda inclui participação na COP28, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que acontecerá em Dubai. 

"Eu quero aproveitar esse fórum em novembro de 2023 para dizer aqui na Arábia Saudita que, daqui a dez anos, o mundo vai dizer que, se a Arábia Saudita é o país mais importante da produção de petróleo e gás, daqui a dez anos o Brasil será chamado a Arábia Saudita da energia verde, da energia renovável, porque é para isso que nós estamos trabalhando", disse Lula.

"Temos alguns compromissos firmados. Primeiro, vamos diminuir o desmatamento até 2030, queremos chegar a desmatamento zero na amazônia. Segundo, vamos fazer todo o possível para que a gente faça do Brasil o centro do mundo na produção de energia alternativa, porque acho que precisamos todos trabalhar com responsabilidade para descarbonizar o planeta para que a gente possa viver de forma mais digna, com melhor qualidade de vida e sem medo que estamos destruindo a casa onde moramos", completou.

No Oriente Médio, Lula diz que Brasil vai ser 'a Arábia Saudita da energia verde' - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ainda nesta quarta-feira, Lula embarca para Doha, no Qatar, onde participará de um fórum com empresários e terá um encontro com o emir Tamim bin Hamad al-Thani. Posteriormente, seguirá para a COP28, que tem início na quinta-feira (30) nos Emirados Árabes. O Brasil chega à conferência global com grandes expectativas de se destacar como mediador de conflitos e líder na abordagem das questões climáticas, especialmente por sediar a conferência em Belém, em 2025.

Com o intuito de fortalecer essa posição, Lula chega a Dubai trazendo consigo dados positivos sobre a redução do desmatamento na Amazônia. De janeiro a outubro de 2023, a área desmatada no bioma diminuiu pela metade (49,6%) em comparação ao ano anterior, passando de 9.493,8 km² para 4.775,6 km², conforme indicam os dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Também será apresentado no estande brasileiro na COP28 o Plano para Transformação Ecológica, voltado para a descarbonização da economia brasileira. Encabeçado pelo Ministério da Fazenda e contando com a participação de outros ministérios, um evento para o lançamento internacional do projeto está marcado para sexta-feira (1º). O país também deve propor a criação de um fundo para florestas. Outra pauta será a cobrança do cumprimento de promessas já assumidas por países ricos, como a de destinar US$ 100 bilhões anuais para ações climáticas nos países em desenvolvimento, atrasada desde 2020.

(Com informações da FolhaPress - Marianna Holanda)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES