CCJ da Câmara debate hoje prisão de deputado suspeito no Caso Marielle

Votação foi interrompida por pedido de vista e reunião tem quase 40 inscritos para falar.

Chiquinho Brazão e Domingos Brazão, acusados de mandar matar Marielle Franco | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, dia 9, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados retoma a avaliação da detenção do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), sob suspeita de ser um dos mandantes do homicídio da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

CONFORME A CONSTITUIÇÃO e o regimento da Câmara, a prisão de deputados requer análise tanto pela CCJ quanto pelo plenário da Casa. Na primeira sessão dedicada ao tema, os deputados Gilson Marques (Novo-SC), Fausto Pinato (PP-SP) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) solicitaram prazo adicional para examinar o caso.

ENTENDA COMO SERÁ A REUNIÃO: Na CCJ, os parlamentares estão programados para decidir sobre a continuidade da prisão do deputado Chiquinho Brazão. Entretanto, membros da ala centro-direita devem aproveitar suas intervenções para contestar a detenção, alegando que esta não seguiu os protocolos estabelecidos na Constituição.

  • A reunião tem 38 parlamentares inscritos para discursar. O número pode aumentar até o início da discussão.
  • Os membros da comissão podem falar por 15 minutos e os não membros, por 10 minutos. Em reunião nesta segunda-feira (8), os parlamentares tentaram, sem sucesso, chegar a um acordo para reduzir o tempo dos discursos. A reunião deve se alongar.
  • Uma possibilidade é os deputados analisarem um requerimento de encerramento de discussão após dez deputados falarem, mas ainda não há acordo sobre a aprovação.

PLENÁRIO ESTÁ DIVIDIDO: Para que o relatório seja aprovado na comissão, é necessária uma maioria simples - ou seja, a maioria dos presentes na reunião. Após a votação na CCJ, o parecer seguirá para o plenário, onde a dinâmica pode ser diferente. De acordo com deputados entrevistados, se há duas semanas a manutenção da prisão contava com segurança e apoio de uma ampla maioria, agora a votação está mais equilibrada.

SOBRE O CASO: No dia 24 de março, no Rio de Janeiro, Brazão foi detido juntamente com seu irmão, Domingos Brazão, durante a Operação Murder Inc. realizada pela Polícia Federal. De acordo com informações da Polícia Federal, os irmãos Brazão teriam concebido o plano para o assassinato de Marielle, o qual foi posteriormente orquestrado pelo ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa. O motivo alegado seria uma disputa relacionada à regularização de territórios controlados por milícias.

FOI EXPULSO DO PARTIDO: Brazão ingressou como deputado federal em 2019, conquistando sua eleição pelo partido Avante. Em 2023, obteve sua reeleição representando o União Brasil. Posteriormente, assumiu o posto de Secretário Especial de Ação Comunitária do município do Rio de Janeiro, onde permaneceu até fevereiro deste ano. No entanto, após sua prisão, foi expulso do União Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES